MPT e UNOPS compram R$ 200 mil em equipamentos médicos para resposta à COVID-19

Florianópolis - O Escritório das Nações Unidas de Serviços para Projetos (UNOPS) adquiriu equipamentos e insumos médicos para o enfrentamento à COVID-19 em Santa Catarina (SC). O investimento de aproximadamente R$ 200 mil foi destinada pelo Ministério Público do Trabalho (MPT), proveniente de multas aplicadas pelo órgão. Os equipamentos foram entregues ao Hospital Regional São José – Homero de Miranda Gomes (HRSJ), o maior hospital público de Santa Catarina, e ao Hospital Nereu Ramos, na Grande Florianópolis (SC).

A entrega dos equipamentos foi finalizada na última sexta-feira (12), com a instalação de um aparelho de ultrassom no Nereu Ramos. Segundo a diretora do hospital, Doutora Ivete Yoshiko Masukawa, o aparelho será utilizado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI). “É um método muito útil na UTI, com uma diversidade de usos”, disse. Ela destaca que no contexto da COVID-19, ele serve para detectar pneumonia, por exemplo. “Com a aquisição será possível evitar o uso compartilhado do aparelho em pacientes diagnosticados ou com suspeita de coronavírus dos demais, evitando-se assim o risco de contágio”, explica a diretora. O Nereu Ramos conta com 13 leitos de UTI nos quais os pacientes costumam passar, em média, uma semana, garantindo atendimento para mais de 50 pacientes por mês. O equipamento de ultrassom que dura em média 15 anos vai ser usado em outros setores, após a pandemia.

Ultrasso destinado ao Nereu Ramos
Ultrasso destinado ao Nereu Ramos

O Doutor Marcelo Borges Moreira, Diretor Geral do Hospital Regional também falou da importância dos aparelhos de vertificação de presssão adquridos para a Instituição. "Com mais instrumentos disponíveis podemos evitar o compartilhamento entre pacientes com suspeita e infectados pela COVID-19, garantindo a segurança de quem busca atendimento no hospital, afirmou. O doutor ressalta que “os materiais doados pelo MPT vieram em boa hora para suprir alguns materiais que estavam em número insuficientes devido a criação de cerca de 40 leitos no Regional para o enfrentamento do Coronavirus”.

Além disso, de acordo com o diretor do HRSJ,  “em função da pandemia, equipamentos e materiais que não haviam sido planejados passaram a ser necessários”. Cita como exemplo, lâminas e cabos de laringoscopia, que são utilizados para a realização de intubação dos pacientes que necessitam de ventilação mecânica, materiais estes que foram doados pelo MPT.

UTI do Regional aparelhada com instrumentos de vertificação de presssão
UTI do Regional aparelhada com instrumentos de vertificação de presssão

O Procurador do Trabalho Sandro Eduardo Sardá, responsável pela destinação dos recursos, ressaltou a importância do Sistema Único de Saúde (SUS), especialmente diante da pandemia de coronavírus."É preciso apoiar o SUS e contribuir para que possa prestar o melhor tipo de serviço para população", afirmou. Ainda segundo ele, o MPT em Santa Catarina vem desenvolvendo uma série de ações em parceria com o UNOPS para apoiar a resposta à pandemia.

Em março deste ano, o Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) recomendou a todos os membros dos MPs que destinem recursos ao enfrentamento da COVID-19. De acordo com a representante do UNOPS no Brasil, Claudia Valenzuela, o MPT em diferentes estados tem buscado apoio do UNOPS para realizar compras que contribuam para a resposta à pandemia, seguindo a recomendação do CNMP. “É importante que utilizemos nossa experiência em compras para contribuir neste momento tão complexo”, conclui ela.

Fonte: Assessoria de Comunicação MPT-SC

Coordenação: Fátima Reis

Estagiários: Erick Vinícius da Silva Souza
                  Jade Kalfeltz

prt12.ascom@mpt.mp.br

(48) 32519913/ 988355654/999612861

Com informações: Assessoria de Comunicação UNOPS

Publicado em 17/06/2020

 

Imprimir