Semana Inclusiva SC: Pré-abertura orienta participantes e inaugura portais

Florianópolis - Por transmissão de vídeo, foi lançada oficialmente, na quarta-feira (09), a Semana Inclusiva Santa Catarina 2020, que ocorrerá de 22 a 26 de setembro de forma online para todo o Estado, realizada pelo Ministério Público do Trabalho, pela Auditoria-Fiscal do Trabalho e por diversos órgãos e instituições voltados à defesa dos direitos das pessoas com deficiência e reabilitados do INSS. O evento tem por objetivo promover a inclusão de pessoas com deficiência e reabilitados do INSS no mercado de trabalho. Existem aproximadamente 16 mil vagas destinadas a este público que estão abertas no estado catarinense.

No pré-lançamento, transmitido de forma online pela Escola do Legislativo SC, o Procurador do Trabalho Piero Menegazzi, um dos coordenadores da ação e representante da Coordigualdade do Ministério Público do Trabalho em Santa Catarina, abordou as problemáticas iniciais que levaram à criação do evento:

“Existe, sim, discriminação contra pessoas com deficiência e reabilitados. Do contrário, não haveria necessidade de uma lei reservando vagas no mercado de trabalho, uma verdadeira ação afirmativa”, disse o procurador em referência ao art. 93 da  Lei nº 8.213/91, que exige as empresas a contratarem um número mínimo de pessoas com deficiência, baseado no número total do seu quadro de empregados. “E não falamos apenas de discriminação direta, mas também indireta, através de condutas e atitudes aparentemente neutras mas que, na realidade, dificultam a contratação desses cidadãos e cidadãs”, completou, exemplificando com situações cotidianas em que as pessoas com deficiência são subestimadas ou rejeitadas no mercado de trabalho.

Em 2014, um ano antes da primeira edição do que seria a SISC, o índice de preenchimento das vagas destinadas às pessoas com deficiência era de 35%. No ano passado, o percentual chegava a quase 60%.  Menegazzi explicou que “esses números demonstram que há, sim, pessoas qualificadas para preencher essas vagas”, enfatizando a importância de um evento como a Semana Inclusiva para conectar as oportunidades de emprego com as pessoas para preenchê-los. “Portanto, eu convido aos empregadores presentes e que acompanharão a Semana Inclusiva para que abram essa porta que se chama inclusão”, concluiu.

Em seguida a Auditora Fiscal do Trabalho, Luciana Xavier, coordenadora do Projeto de Inclusão de Pessoas com Deficiência no Mercado de Trabalho em Santa Catarina, explicou que a sensibilização era um momento de mostrar aos mais de 2 mil empregadores convidados a participar do evento, exemplos de  pessoas com deficiência e reabilitados do INSS que já conseguiram emprego, as instituições que trabalham e formam este público e os canais onde empregadores e empregados podem buscar esta aproximação e garantir o cumprimento de cotas. “O nosso sonho é um dia não ter mais que promover eventos como este para garantir o cumprimento das cotas e sim que as contratações sejam realizadas de forma espontânea e estas pessoas, desde o aprendiz até o profissionais formados, sejam avaliadas pela sua competência e não pela sua deficiência para ter oportunidade”, disse Luciana.

Os depoimentos foram feitos por Jean Carlos Fernandes, auxiliar administrativo do Hospital de Caridade que conseguiu voltar à atividade depois de sofrer um acidente de trabalho e ter passado pela reabilitação profissional do INSS; o jornalista Gustavo Amorim, cego e que conseguiu emprego em uma das edições da Semana Inclusiva; assim como a cadeirante Jéssica Carvalho, bacharel em psicologia, que também conquistou uma vaga de trabalho em um Feirão de Oportunidades realizado em Blumenau. O deficiente intelectual Lucas Pereira, auto defensor da APAE de Florianópolis e a estudante Maria Eduarda Dutra, surda oralizada, encantaram o público contando suas experiências. Dois jovens venceram e consquistaram sua inserção no mercado de trabalho, com muita dedicação e competência.

Já o trabalho realizado pelo CIEE com os jovens com deficiência foi detalhado por Lisiane Bueno da Rosa, gerente de assistência da Instituição.  Também fez uma fala Rafel Coimbra, Presidente do Grupo Fazer Mais, para contar como é feito o trabalho da entidade junto às crianças, para que desde cedo aprendem a se aceitar e a se  valorizar.

Lançamento do site da SISC 2020

 Durante a sensibilização foi lançado o site da SISC, com os links referentes ao DIA D - Feirão de Empregos -  e os portais de cadastro onde as empresas devem cadastrar as vagas nos dois portais disponíveis, assim como os candidatos e instituições.

Hiperlinks disponíveis no site  dão acesso ao portal de acessibilidade da FIESC, criado  com o objetivo de conectar pessoas com deficiência e empresas ou instituições. De acordo com a apresentação de Sheila Kurtz, psicóloga da assessoria de reponsabilidade social do sistema FIESC, SESI e SENAI, o portal é um canal de comunicação e informação gratuito, no qual, voluntariamente, as pessoas com deficiência podem se cadastrar e se candidatar para as vagas disponíveis.  “Dentro dele é possível imprimir currículos e entrar em contato com as empresas”, explicou Sheila, demonstrando com o próprio site projetado na tela, como funciona o processo. A FIESC atua em inclusão há mais de 16 anos, com ações em saúde, segurança e consultoria para empresas no processo de inclusão de pessoas com deficiência.

Um segundo portal, de nível nacional, foi apresentado por Guilherme Braga, fundador da Egalitê – Inclusão e Diversidade que, em parceria com a Prefeitura de São Paulo e demais parceiros, realizará paralelamente e integrada à Semana Inclusiva SC, a 1ª Feira Nacional e Online de Empregos para Pessoa com Deficiência.  “Nosso objetivo é que as empresas olhem para além da Lei de Cotas; queremos que elas valorizem o potencial dos profissionais com deficiência”, explicou Braga. O acesso ao portal da IncluiPcD 2020 também está disponível no site da SISC.

Também participaram do evento de sensibilização a representante do programa de reabilitação do INSS, Cristina Franzen, para explicar como funciona a reabilitação e como poderão auxiliar com os serviços da Instituição na Semana Inclusiva e Jane Lizete Kiske Altmann,  assistente social do posto do SINE de Joinville que, além de explicar como o Sistema Nacional de Empregos está funcionando em tempos de pandemia, falou de como atuará na SISC. As duas instituições são peças importante neste processo de empregabilidade de reabilitados do INSS e pessoas com deficiência.

Para ter acesso às explicações e depoimentos  veja a Sensibilização, na íntegra, pelo nosso canal do YouTube.

Programação

A abertura oficial da SISC será realizada no dia 22 de setembro, às 13h30. A programação para os próximos dias de evento conta com seminários, palestras e o feirão de empregos, o Dia D.

O primeiro seminário ocorre após a abertura, no dia 22, com o tema “Inclusão no mundo do trabalho e Direitos Humanos: a Lei de Cotas como compromisso civilizatório”, das 14h às 16h. O auditor fiscal do trabalho no Rio Grande do Sul, Rafael Giguer, e a professora de Medicina na UFRJ, Izabel Maior, serão os palestrantes da tarde. A atividade contará ainda com a mediação de Daiane Mantoanelli, assistente social e representante no CONADE, e de Luciana de Carvalho, auditora fiscal do trabalho em Santa Catarina.

No dia 24 de setembro, entre as 17h e 19h, ocorrerá o seminário “Contribuições do Sistema de Justiça para a inclusão das pessoas com deficiência no mercado de trabalho”. A atividade contará com a presença da Vice-Procuradora Geral do Trabalho, Maria Aparecida Gugel, e do Ministro do Tribunal Superior do Trabalho, Cláudio Brandão, como palestrantes e será mediada pelo Procurador do Trabalho Piero Menegazzi.

O Dia D - Feirão de Empregos- será realizado no dia 26 de setembro, por meio das nossas redes sociais, em sintonia com os portais de inclusão da FIESC, InluePCD, SINE e INSS.

 

Fonte: Assessoria de Comunicação MPT-SC

Coordenação: Fátima Reis

Estagiários: Erick Vinícius da Silva Souz
                 Jade Kalfeltz

(48) 32519913/ 988355654/999612861

Publicado em 11/09/2020

Imprimir