Nova entrega de equipamentos médicos em resposta à COVID-19 com recursos do MPT

Florianópolis - O UNOPS, organismo das Nações Unidas especializado em infraestrutura, compras e gestão de projetos, entregou equipamentos médicos para a resposta à COVID-19 em Santa Catarina (SC). Os recursos para a compra foram destinados pela  1º vara do Trabalho de Balneário Camboriú por solicitação do Ministério Público do Trabalho (MPT-SC).

Para a Secretaria Municipal de Saúde de  Porto Belo (SC), cidade a 66 km da capital, foram entregues um ventilador pulmonar de transporte, um desfibrilador externo automático, três oxímetros estacionários, seis suportes para soro e seis biombos que serão utilizados utilizados no no Pronto Atendimento e centro de triagem de COVID-19 da cidade. Já o Hospital Regional São José – Homero de Miranda Gomes (HRSJ), em Florianópolis, recebeu 50 oxímetros de dedo e 50 Termômetros digitais.

Hospital de Porto Belo recebeu respirador, oxímetros e biombos, entre outros equipamentos entregues pelo UNOPS e MPT
Hospital de Porto Belo recebeu respirador, oxímetros e biombos, entre outros equipamentos entregues pelo UNOPS e MPT

O procurador do trabalho Sandro Eduardo Sardá, responsável pela destinação, ressalta que o MPT, em conjunto com a Justiça do Trabalho, busca fazer destinações que contribuam para a melhoria dos serviços de saúde prestados para aos trabalhadores. Ele explicou que a parceira entre UNOPS e MPT de Santa Catarina já destinou mais de 730 mil reais para estes fins.

A secretária de Saúde de Porto Belo, Jainara Nordio, detalhou o uso dos equipamentos: os oxímetros poderão auxiliar no diagnóstico de pacientes com dificuldade respiratória, o mobiliário dará mais conforto a pacientes, o ventilador pulmonar permitirá suporte a vida nos casos mais graves e o cardioversor poderá, em momentos críticos, devolver a vida. “Nunca  imaginamos passar por algo desta magnitude, uma pandemia, mas poder contar com estes equipamentos nos gratifica e dá algum alento para seguir as batalhas do dia a dia”, afirmou ela.

A gerente Administrativa do Hospital Regional São José – Homero de Miranda Gomes (HRSJ), Josimeri da Silva, explicou que em função da pandemia cerca de 40 novos leitos foram criados no local, o maior hospital público de Santa Catarina. Termômetros e oxímetros serão utilizados na triagem de pacientes e, em alguns casos, para monitorar o estado de saúde durante a permanência no hospital. A gerente lembrou ainda que outras doações fruto da parceria entre MPT e UNOPS já foram recebidas e agradeceu as organizações. “Elas contribuem para o enfrentamento à pandemia, trazendo qualidade e humanização no atendimento aos pacientes do hospital” afirmou.

Parceria entre UNOPS e MPT destinou termômetros para Hospital Regional São José
Parceria entre UNOPS e MPT destinou termômetros para Hospital Regional São José

A diretora e representante do UNOPS no Brasil, Claudia Valenzuela, disse que UNOPS e MPT estão trabalhando juntos desde o começo da pandemia para comprar equipamentos, EPIs e outros insumos que podem salvar a vida de pacientes com COVID-19. “Nós usamos nossa capacidade para fazer compras que ajudam a mudar a realidade. É uma alegria ter o MPT como parceiro neste trabalho”, afirmou.

Fonte: Assessoria de Comunicação UNOPS

Reprodução: Assessoria de Comunicação MPT-SC

Coordenação: Fátima Reis

Estagiários: Erick Vinícius da Silva Souz
                 Jade Kalfeltz

(48) 32519913/ 988355654/999612861

Publicado em 13/11/2020

Imprimir