Auditório da PRT 12 passa a se chamar “ Procurador Egon Koerner Junior”

Florianópolis - Atendendo ao anseio de Membros e Servidores da PRT-12, foi feita homenagem  em memória do Procurador Regional do Trabalho Egon Koerner Junior, que além de haver dedicado sua vida profissional ao Ministério Público do Trabalho, destacou-se como exemplo de ser humano.


A cerimônia em homenagem póstuma ao Procurador falecido no dia 15 de março de 2014, vítima de  atropelamento durante uma prova de ciclismo, foi realizada na última quinta-feira (10/07), na sede da Procuradoria, em Florianópolis, quando foi colocada placa no auditório da Procuradoria Regional do Trabalho da 12ª Região (PRT12), que passou a se chamar “ Auditório Procurador Egon Koerner Junior”.

Participaram do evento, além dos Procuradores e Servidores da PRT-12, inclusive os já aposentados, a viúva Maria Izabel Gonçalves koerner, filhos, o Presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 12ª Região, desembargador Edson Mendes de Oliveira, demais desembargadores do TRT-SC, e o Procurador-chefe da Procuradoria da República em Santa cCtarina, Marcelo da Mota.

Em seu discurso, a Procuradora-Chefe do MPT, Ângela Cristina Santos Pincelli, ressaltou a importância do Procurador Egon em 20 anos de Instituição. “ A trajetória do Procurador Egon no MPT foi marcada pelo trabalho firme e criativo, que deixou frutos em vários campos de atuação do parquet, especialmente na erradicação do trabalho infantil e proteção do adolescente por todo o interior de Santa Catarina, em uma época em que não havia ainda a interiorização do MPT no Estado, e também na defesa da saúde e segurança do trabalhador”, afirmou.

Na seara da saúde e segurança no trabalho, Ângela Pincelli disse que o procurador teve forte atuação, cujos resultados se reverteram em benefícios não só na vida de inúmeros trabalhadores, como também para a sociedade em geral. Citou como exemplo a ação civil pública ajuizada em 2009 em face de indústria de reciclagem de baterias que expunha seus empregados ao chumbo sem qualquer tipo de proteção, causando-lhes graves e irreversíveis danos à saúde. Nesta ação, cuja liminar determinou a suspensão das atividades da empresa enquanto perdurassem condições de trabalho nocivas à saúde, a atuação do MPT fez vir à tona a contaminação de empregados por metal pesado, e também revelou a existência de fraude em exames de sangue de trabalhadores, através de esquema montado por médico do trabalho.

Quando da atuação em inquérito civil instaurado para apurar falta de condições de segurança para os garis de Lages, a Procuradora Ângela, que trabalhou por 17 anos na PRT-12 com o Procurador Egon Koerner, recordou a forma de atuação que demonstrou o empenho pessoal do colega na condução do caso, que após ter acompanhado os garis em um dia de trabalho nos caminhões de lixo, foi além dos limites impostos pela investigação, tendo gestionado junto ao poder público municipal para que fossem feitas campanhas de esclarecimentos a toda população quanto ao tratamento do lixo, além de melhorias nas condições de trabalho para os garis.

Também destacou como exemplo de atuação do Procurador Egon, o  Termo de Ajuste de Conduta (TAC)  firmado com um grande frigorífico do estado catarinense, que resultou na implementação, em 2008, de um centro de reabilitação funcional no Município de Videira, em parceria com o INSS e com outras entidades ligadas à saúde do trabalhador, o qual beneficiou cerca de 800 empregados com reabilitação, condicionamento físico, terapia ocupacional e trabalho educacional direcionado á prevenção de doenças. Ressaltou ainda, a importância da atuação do Procurador Egon para a criação, em 2003, do Fórum de Saúde e Segurança do Trabalhador no Estado de Santa Catarina, que veio a proporcionar ao Estado uma instância de debates voltados para a prevenção e proteção da saúde e segurança dos trabalhadores.

A cerimônia terminou com o descerramento da placa pela Procuradora-Chefe e pela viúva “Belinha” como o Procurador Egon, carinhosamente, costumava chamar a esposa.


Fonte: Assessoria de Comunicação Social MPT-SC
(48) 32519913 / (48) 88038833
prt12.ascom@mpt.gov.br

Publicado em 14/07/2014

 

Imprimir