Lançada a Semana Inclusiva Grande Florianópolis 2017

Resultados das contratações de PCDS e reabilitados com a edição de 2016 e as novidades para este ano na área de esporte cultura e lazer aos parceiros e à imprensa

Florianópolis -  A Comissão Organizadora da Semana Inclusiva Grande Florianópolis, representada pela Procuradora do Trabalho  Quézia de Araújo Duarte Nieves Gonzalez, lançou hoje (12), na Biblioteca de Arte e Cultura do CIC, em Florianópolis, a edição de 2017 do evento que ocorrerá entre os dias 18 e 24 de setembro na capital do Estado.

A novidade deste ano é que as atividades que comporão a programação da Semana, nas áreas da cultura, do lazer, da educação, do esporte, da saúde e da defesa de direitos, poderão ser indicadas por qualquer cidadão, pelas entidades da sociedade civil em geral e pelas instituições governamentais e não governamentais que desenvolvem projetos, ações e eventos voltados à inclusão social da pessoa com deficiência. O convite foi anunciado hoje.

Para ser parte da programação da Semana Inclusiva 2017, os interessados deverão fazer a inscrição dos projetos, ações e eventos com o encaminhamento da proposta para o e-mail semanainclusivagf@gmail.com até o dia 12 de julho, bem como preencher o formulário de inscrição, o termo de compromisso de participação e o termo de autorização de uso de imagem, que estão disponíveis no link:https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfIDhA9s6sVDkdtXXfW_f7Gh91D0mhblUfM9a7PpwwzeLoyfA/viewform

A escolha dos projetos terá como parâmetros as diretrizes estabelecidas pela Lei nº 13.146/2015 e considerará sua adequação aos objetivos da Semana Inclusiva Grande Florianópolis, bem como o preenchimento adequado do formulário de inscrição. O resultado será divulgado na página do Facebook da Semana Inclusiva Grande Florianópolis: https://www.facebook.com/semanainclusivaflorianopolis/?fref=ts

DIA D: Números de 2016 e uma nova oportunidade de promover a contratação de PCDs e Reabilitados

Dentro da Programação da Semana Inclusiva, está o Dia D. A feira de empregos realizada pela primeira vez em 2015 com o propósito de promover e garantir a inclusão das Pessoas com Deficiência e Reabilitados no INSS no mercado de trabalho por empresas da Grande Florianópolis, será montada novamente no Campus do IFSC, na avenida Mauro Ramos, no dia 23/09, em Florianópolis.

Além da oferta de vagas de emprego, cadastros no SINE e IGEOF, serão oferecidos diversos outros serviços, como: Confecção de Carteira de Trabalho, assessoria jurídica pela Comissão de Direito das Pessoas com Deficiência e Comissão de Direito Previdenciário  da OAB/SC, e esclarecimento a respeito de serviços previdenciários pelo INSS, especialmente BPC.
 
O Dia D tem se mostrado uma ferramenta poderosa para a contratação de PCDs e reabilitados do INSS. Os resultados da Semana Inclusiva de 2016 divulgados nesta segunda-feira, revelam que, com base nos dados do FGTS, de abril de 2016 a abril de 2017, foram contratadas 387 PCDs na Grande Florianópolis, um aumento de 11,42% no período.  E, dos 125 reabilitados da Previdência Social que compareceram no Dia D no ano passado, 23 conseguiram voltar a atividade laboral, ou seja, 18,4% dos entrevistados. De acordo com a Responsável Técnica da Reabilitação da Gerência do INSS em Florianópolis, Josênia Franco Bravo, o número superou todas as expectativas. “A partir do Dia D, temos a certeza que os reabilitados estão tendo mais chances de reingressar no mercado. “Antes nós tínhamos dificuldade para promover essa inclusão, hoje vivemos uma nova realidade. O número parece pequeno, mas na verdade nunca conseguimos chegar perto disso”, comemora Josênia.
 
Para as pessoas com deficiência que serão contratadas a partir de 2017, a novidade é uma parceria firmada com a Fundação Catarinense de Educação Especial, por seu Centro de Educação e Trabalho – CENET – parceira do Dia D, desde 2015. A instituição irá acompanhar a inclusão de todos os trabalhadores que obtiverem emprego no feirão. A medida pretende facilitar o processo, tanto para o profissional quanto para a empresa, já que o CENET tem como um dos seus objetivos encaminhar pessoas com deficiência para o mercado de trabalho e realizar seu acompanhamento.

A Semana Inclusiva é promovida pelo Ministério Público do Trabalho em Santa Catarina (MPT-SC) e Ministério do Trabalho e Emprego, em parceria com mais de 30 instituições governamentais e não governamentais do estado.

 


Fonte: Assessoria de Comunicação Social MPT-SC

(48) 32519913 / (48) 988038833

prt12.ascom@mpt.mp.br

Publicado em 12/06/2017

Imprimir