A inserção de jovens em situação de vulnerabilidade no mercado de trabalho por meio da aprendizagem

Tema foi debate central da I Jornada de Aprendizagem Profissional de SC

Florianópolis - Terminou hoje, em Florianópolis, a I Jornada da Aprendizagem Profissional de Santa Catarina, destinada aos diretores e educadores de entidades formadoras de jovens para o mercado de trabalho. Foram dois dias de debates.

Entre os palestrantes, o Procurador do Trabalho Marcelo Goss Neves, Coordenador Executivo do Fórum Catarinense de Aprendizagem Profissional (FOCAP), a Procuradora do Trabalho Dulce Martini Torzecki, gerente de Aprendizagem do Projeto Nacional Resgate à Infância do MPT, a Juíza da Infância e Juventude Ana Cristina Borba Alves e Auditor Fiscal, chefe do Projeto da Aprendizagem no Ministério do Trabalho em Santa Catarina (MTb-SC), Alberto de Souza.

O evento foi uma iniciativa do FOCAP com o objetivo de esclarecer dúvidas sobre o cadastro de aprendizagem profissional (JuventudeWeb) e o catálogo nacional de aprendizagem profissional (CONAP).   Alertou os representantes das entidades presentes, também, sobre a importância e a urgência de Santa Catarina dar uma atenção maior para a inserção de jovens em situação de vulnerabilidade no mercado de trabalho, na condição de aprendiz.

Cinco entidades tiveram a oportunidade de apresentar ao público como desenvolvem seus projetos para formação dos aprendizes.

Ao final da Jornada, foi proposta a assinatura “Carta de Florianópolis, pela Aprendizagem”, onde as instituições manifestaram compromisso pela qualidade e adequação dos cursos ofertados.

A partir de 2018, estas entidades de aprendizagem profissional passarão por fiscalização. E por sugestão da Juíza Ana Cristina Borba Alves, poderá ser criado um projeto piloto na Grande Florianópolis para garatir o primeiro emprego aos jovens infratores ou em situação de risco por meio da aprendizagemo. Uma experiência que está dando certo no Rio de Janeiro e foi apresentada pela Procuradora do Trabalho  Dulce no encerramento da jornada.

Declarações feitas na mesa de abertura da Jornada

Fonte: Assessoria de Comunicação Social MPT-SC

Coordenação: Fátima Reis

Estagiária: Eduarda Hillebrandt

prt12.ascom@mpt.mp.br

(48) 32519913 / (48) 988038833

Publicado em 17/11/2017

 

Imprimir