Caravana da Participação chega a SC e discute trabalho infantil

Iniciativa do Conapeti aborda temas como participação política, trabalho infantil, questões de gênero e exploração sexual

Florianópolis - O Comitê Nacional de Adolescentes e Jovens na Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil (Conapeti) está percorrendo o país mobilizando jovens pela Caravana de Participação pelos Direitos da Criança e do Adolescente.

O projeto já percorreu 15 cidades no Norte e Nordeste, onde realizou atividades de formação com 1880 jovens sobre seus direitos e formas de participação política. Agora, na etapa Sul e Sudeste, chegou a vez de Santa Catarina receber o grupo.

Caravana da Participação em SC
Caravana da Participação em SC

O grupo desembarcou em Chapecó nesta terça-feira (17), onde visitou o Projeto Verde Vida e a escola indígena Sapetykó na Aldeia Condá. Amanhã (18), a caravana passa em Joaçaba para realizar uma capacitação com os comitês municipais de SC no Teatro Municipal Alfredo Sigwalt, às 13h30. A última parada no estado será em Florianópolis na quinta-feira (19), onde o grupo realizará uma roda de conversa com jovens do Núcleo de Formação e Trabalho da Irmandade do Divino Espírito Santo (IDES), às 9h.

O comitê é formado por adolescentes engajados na defesa e controle social dos direitos das crianças e adolescentes, pela prevenção e enfrentamento à violação de direitos. Nas cidades, o grupo realiza rodas de conversa, seminários e audiências públicas sobre o direito à participação de crianças e adolescentes nos espaços de discussão e deliberação de políticas públicas.

A etapa Sul e Sudeste passou por Espirito Santo, Rio de Janeiro, Minas gerais, São Paulo e Paraná, e encerra com uma visita ao Rio Grande do Sul entre os dias 20 e 24 de julho. A caravana tem apoio local do Ministério Público do Trabalho (MPT) e do Fórum Estadual de Erradicação de Trabalho Infantil e Proteção do Adolescente no Trabalho de Santa Catarina (FETI-SC).

 

Fonte: Assessoria de Comunicação Social MPT-SC

Coordenação: Fátima Reis

Estagiária: Eduarda Hillebrandt

(48) 32519913 / (48) 999612861

prt12.ascom@mpt.mp.br

Publicado em 17/07/2018

Imprimir