Construção civil registra 97 mil acidentes no País, 4º setor com mais ocorrências

Em santa Catarina, é o terceiro setor econômico que mais afasta trabalhadores por acidentes: 4.591 afastamentos previdenciários no total

Florianópolis - Um acidente de trabalho é estimado a cada 48 segundos, no Brasil. Entre 2012 e 2018 (até 21 de novembro), 4,4 milhões de acidentes de trabalho foram registrados. Grande parte dos casos ocorreu na construção civil, o 4º setor econômico no País com mais ocorrências: 97 mil.

Os dados são do Observatório Digital de Saúde e Segurança do Trabalho (OSST), ferramenta do MPT e da OIT, que faz o acompanhamento dos acidentes em tempo real, por meio do chamado “acidentômetro”, além de mapear as áreas com maior incidência de casos.

Em Santa Catarina, os dados do Observatório mostram que o setor da construção civil ocupa a 6° posição no registro de acidentes de trabalho, somando mais de três mil casos no período de 2012 a 2017. Além disso, é o terceiro setor econômico com mais registro de afastamentos, um total de 4.591 ou 3,88% .

O ramo da construção civil também é um dos mais vulneráveis e que apresenta um alto índice de irregularidades sob o ponto de vista da segurança de trabalhadores e do meio ambiente de trabalho.

63 investigações e campanha nas redes sociais

Somente no Ministério Público do Trabalho em Santa Catarina (MPT-SC), há cerca de 63 investigações em curso envolvendo a indústria da construção, de acordo com dados do MPT Digital.

Para alertar sobre esse cenário e tentar reduzir o número de acidentes e mortes no ramo da construção civil, foi realizado entre os dias 26 e 30 de novembro a Semana Nacional da Construção Civil. Unidades do Ministério Público do Trabalho (MPT) de todo o país, realizaram ações uma campanha nas redes sociais alertando sobre o tema.


Dados catarinenses

Construção de Edifícios – 6º setor econômico com mais registros de acidentes de trabalho (CAT - Comunicação de Acidente de Trabalho)
- 3,874 mil acidentes (de 2012 a 2017).

Construção de Edifícios- 3º setor econômico com maior número de afastamentos de trabalhadores por acidentes.
- 4,375 afastamentos previdenciários – 3,88% (2012 a 2017)

Dados extraídos do Observatório Digital de Saúde e Segurança do Trabalho e do MPT Digital

Fonte: Assessoria de Comunicação MPT-SC

Coordenação: Fátima Reis

Estagiárias: Karoline Ribeiro

                Bruna da Silva Ferreira

prt12.ascom@mpt.mp.br

(48) 32519913

Publicado em 30/11/2018

Imprimir