• Procuradorias
  • PTM Criciúma
  • Macrorregional do CEREST do sul do estado terá que capacitar servidores para atuar na proteção aos trabalhadores

Macrorregional do CEREST do sul do estado terá que capacitar servidores para atuar na proteção aos trabalhadores

Criciúma - O CEREST (Centro de Referência em Saúde do Trabalhador) da macrorregional do sul do estado irá oferecer treinamento de VISAT – Vigilância em Saúde do Trabalhador -  para os seus fiscais e aos fiscais das vigilâncias da região, bem como readequar a sua estrutura quantitativa e qualitativa de pessoal, com atuação voltada a promover a saúde e a redução da morbimortalidade da população trabalhadora.

As regras determinadas pela  Rede Nacional de Atenção Integral à Saúde do Trabalhador (RENAST), constitui a principal estratégia par a implementação da Política Nacional de Saúde do Trabalhador no Sistema único de Saúde (SUS), sendo que a Vigilância em Saúde do Trabalhador (VISAT) compreende um conjunto de ações e práticas que envolvem desde a vigilância sobre os agravos relacionados ao trabalho. Tais questões foram tratadas em reunião promovida pelos Procuradores do Trabalho Amanda Fernandes Ferreira Broecker e Bruno Martins Mano Teixeira, envolvendo o CEREST Estadual, CEREST Regional e representantes das Vigilâncias Sanitárias de Criciúma, Araranguá e Tubarão.  

Diante da demanda de qualificação de vigilantes sanitários em matéria de saúde do trabalhador e da necessidade desenvolvimento de ações de VISAT, foi construída uma proposta de solução para o problema para formação dos profissionais das regiões da AMREC, AMESC e AMUREL.

O curso básico para as ações de fiscalização da saúde do trabalhador será realizado entre os dias 13 a 17 de agosto, em Criciúma. O curso terá 50 vagas disponíveis, sendo 40 destinadas aos fiscais da macrorregião do CEREST (47 municípios). Eles deverão preencher alguns requisitos, como serem efetivos na vigilância sanitária e não estarem prestes a adquirir aposentadoria.

A formação e qualificação desses agentes é de fundamental importância para a prevenção da saúde dos trabalhadores e, por consequência ao MPT, já que os fiscais capacitados poderão auxiliar na fiscalização de denúncias de irregularidades relacionadas ao meio ambiente laboral.

Procuradores, representantes do CEREST e de Vigilâncias Sanitárias constroem solução para aumentar número de fiscais de trabalho na região sul do estado
Procuradores, representantes do CEREST e de Vigilâncias Sanitárias constroem solução para aumentar número de fiscais de trabalho na região sul do estado

Fonte:Assessoria de Comunicação Social MPT-SC

Coordenação: Fátima Reis

Estagiária: Eduarda Hillebrandt

prt12.ascom@mpt.mp.br

(48) 32519913 / (48) 999612861

Publicado em 14/05/2018

Imprimir