Seminário encerra o mês de intensa programação do Abril Verde em Joaçaba

Joaçaba - O VII Seminário de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora realizado ontem (26), no Auditório Afonso Dresch da UNOESC, encerrou as atividades do Abril Verde, em Joaçaba. O evento, prestigiado por diversas entidades e autoridades locais, além de trabalhadores e estudantes, foi organizado pela Comissão Intersetorial de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (CISTT) e este ano tratou do tema Assédio Moral nas Relações de Trabalho.

A abertura contou com tocante encenação de alunas do Instituto Federal Catarinense sobre Assédio Moral, seguida de premiação de concurso de fotografia com a temática Segurança no Trabalho. Os dez finalistas receberam brindes e o cinco primeiros colocados receberam premiação viabilizada por destinação do Ministério Público do Trabalho.

O primeiro palestrante da noite foi o Procurador do Trabalho Sandro Eduardo Sardá, com o tema “Compreendendo o assédio moral nas relações de trabalho”. Na sequência as Procuradoras da PTM de Joaçaba Mariana Casagranda e Ana Roberta Haag fizeram uma exposição do Observatório de Saúde e Segurança do Trabalho, criado pelo MPT em parceria com a OIT e outras instituições, no qual qualquer cidadão pode ter acesso aos números de acidentes laborais no país, estados e municípios, em tempo real. A ferramenta também expõe os setores da economia onde há mais registros de benefícios do tipo B-91, os gastos previdenciários com acidentes e mortes de trabalho e outras informações importantes relacionadas à temática.

O Auditor-Fiscal do Trabalho Paulo Cervo proferiu palestra sobre “Valoração do dano no ambiente de trabalho e sua prevenção”. Por fim, foi realizado debate com o Professor Leonardo Sanguanini, especialista em Direito do Trabalho e Previdenciário e Professor da UNOESC, em que os expositores responderam a perguntas dos presentes.

Além de tirar dúvidas e conhecer com mais detalhes a problemática do assédio moral e dos acidentes laborais, o público, dentre outros materiais, recebeu a cartilha de assédio moral elaborada pelo Ministério Público do Trabalho (MPT) e a 35ª edição da Série MPT em Quadrinhos, especial do Abril Verde.

Um final coroado de êxito pelos organizadores. Foram dias de intensa programação do Abril Verde em Joaçaba. Além dos seminários e da distribuição de material informativo pela CISTT, a cidade parou para acompanhar simulação de acidente de trabalho por queda de nível e amputação por serra circular, organizada pelo SITICOM. As procuradoras da PTM de Joaçaba, ainda, organizaram blitz em obras de construção civil, junto com o SITICOM (Sindicato dos Trabalhadores da Construção Civil e Mobiliário de Joaçaba) e o Instituto Federal Catarinense (IFC), para conscientizar os empregados e empregadores deste setor, nas cidades de Joaçaba e Herval D’Oeste, alertando-os sobre a importância da prevenção para o zelo da vida e integridade física dos trabalhadores, com vistas à redução dos números de acidentes de trabalho na região.

Palestra do Procurador Sandro Sardá
Palestra do Procurador Sandro Sardá

Procuradoras Ana Roberta Haag e Mariana Casagranda apresentam dados do Observatório de Saúde e Segurança do Trabalho
Procuradoras Ana Roberta Haag e Mariana Casagranda apresentam dados do Observatório de Saúde e Segurança do Trabalho

 

Notícia relacionada

Procuradores do MPT farão palestras em Joaçaba-SC  
Rádio Catarinense - Joaçaba

 

Fonte:Assessoria de Comunicação Social MPT-SC

Coordenação: Fátima Reis

Estagiária: Eduarda Hillebrandt

prt12.ascom@mpt.mp.br

(48) 32519913 / (48) 999612861

Publicado em 27/04/2018

 

Imprimir