Recurso oriundo da atuação do MPT garante para Santa Catarina o primeiro compressor torácico automático "Lucas 3" da América Latina

Florianópolis - O Batalhão de Operações Aéreas (BOA) do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) é a primeira unidade da América Latina a ter o Compressor Torácico Automático, no modelo Lucas 3.  O equipamento inovador foi adquirido com recurso proveniente da atuação do Ministério Público do Trabalho (MPT- SC) para ser usado pelas equipes do Grupo de Resposta Aérea de Urgência (GRAU) e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU).

O equipamento custa em torno de R$ 118 mil e auxilia o prestador de socorro na ressuscitação cardiopulmonar (RCP), com compressões torácicas consistentes e contínuas, tal como recomendado pela American Heart Association e pelo European Resucitation Council.

No primeiro atendimento em que o aparelho precisou ser utilizado, foi atestada a sua eficácia. A vítima, um rapaz de 24 anos de idade, sofreu uma Parada Cardiorrespiratória (PCR), após um choque elétrico, no dia 03 de fevereiro, em Itajaí. Recebeu os primeiros socorros da equipe de Suporte Avançado do SAMU. Com a chegada da aeronave “arcanjo” foram continuados os procedimentos de Reanimação Cardiopulmonar (RCP) com a utilização do Compressor e medicamentos necessários. Com cerca de 30 minutos de procedimento, o coração do jovem retomou os batimentos de forma estável. Ele foi conduzido ao Hospital Marieta, onde se recuperou sem sequelas.

O atendimento foi registrado pela equipe de salvamento que depois também gravou um depoimento do jovem Guilherme para ser disponibilizado no Instagram. Veja no link:

https://www.instagram.com/tv/B8mvBtLgeRA/?igshid=1e92ge1vpy7dw


 Fonte: Assessoria de Comunicação MPT-SC

Coordenação: Fátima Reis

prt12.ascom@mpt.mp.br

(48) 32519913/ 988355654

Com informações: Comunicação Social do BOA/CBMSC

Publicado em  27/02/2020

Imprimir