Escritório das Nações Unidas no Brasil é o novo parceiro da Semana Inclusiva


Florianópolis - A Semana Inclusiva de Santa Catarina (SISC) 2021 tem datas definidas e novidades. O UNOPS - Escritório das Nações Unidas de Serviços para Projetos no Brasil, será parceiro na organização do evento. Trata-se de órgão operacional das Nações Unidas, cuja missão é o atendimento de pessoas mediante a ampliação da capacidade das Nações Unidas, dos governos e de outros parceiros para gerir projetos, infraestrutura e compras de forma sustentável e eficiente. O Convênio com o novo parceiro foi assinado pelo Ministério Público do Trabalho em Santa Catarina, sendo um subprojeto dentro de um convênio nacional que o MPT tem com a entidade.

De acordo com o Procurador do Trabalho Piero Rosa Menegazzi, um dos coordenadores da Semana Inclusiva, o convênio foi firmado tendo em vista o crescimento do evento, demandando um aprimoramento em sua organização, para o que será muito importante a contribuição do UNOPS e de seu corpo técnico, mediante esta importante parceria institucional.

O MPT e a Subsecretaria de Inspeção do Trabalho do Ministério da Economia seguem na coordenação do evento, com o apoio e a participação de mais de 50 instituições engajadas na ação há sete anos. Tudo começou com o “Dia D – Feirão de Empregos para pessoas com deficiência e reabilitados do INSS”, em 2015, em Florianópolis, para incentivar a contratação deste público por empresas da região que não cumpriam no Art. 93 da Lei Federal 8.213/91, conhecida como lei de cotas. No ano seguinte, em 2016, nascia a Semana Inclusiva que, além do foco na empregabilidade, passou a ter em sua programação atividades e seminários com temáticas relacionadas ao esporte, cultura e lazer. Uma maneira de divulgar e valorizar as práticas que promovem o desenvolvimento e a saúde mental e física de PCDs e reabilitados e, desta forma, incentivar a convivência entre pessoas com e sem deficiência nos mais diversos espaços da sociedade, trilhando o caminho da igualdade plena.

Este ano, a SISC acontecerá de 21 a 23 de setembro e mais uma vez, em função da pandemia da Covid-19, será totalmente virtual (plataforma digital). Serão abordados temas como: Diversidade e Inclusão; Cuidado e Bem Estar; Esporte e Lazer; Trabalho e Emprego; Novas tecnologias; Novas linguagens e acessibilidade. Já na abertura do evento, acontecerá o lançamento do “Dia D – Feirão de Emprego para pessoas com deficiência e reabilitados do INSS” para estimular a participação ativa de empregadores e empregados durante todo o evento.

A “Sensibilização” – momento em que os empregadores são chamados pela Inspeção do Trabalho e pelo MPT para receber informações sobre a Lei de Cotas e sobre a proposta da Semana Inclusiva, criada justamente para facilitar o contato entre empregadores e trabalhadores – ocorrerá no dia 16 de setembro. Este ano as empresas chamadas para a Sensibilização terão que se inscrever em canais que serão divulgados futuramente para confirmar participação.

Fonte: Assessoria de Comunicação MPT-SC

Coordenação: Fátima Reis

Estagiários: Erick Vinícius da Silva Souza

(48) 32519913 / 988355654/ 999612861

Publicado em 22/06/2021

Imprimir