SISC/Reconecta reúne autoridades, instituições e empregadores para promover a inclusão de pessoas com deficiência e reabilitados no mercado de trabalho

Ponto alto do evento, marcado por depoimentos emocionantes e uma feira para divulgar candidatos a uma vaga, foi a palestra da fundadora da Talento Incluir, Carolina Ignarra

Florianópolis - A participação dos organizadores da Semana Inclusiva Santa Catarina no RECONECTA – evento nacional do Ministério Público do Trabalho transmitido ao vivo para todo o Brasil, reuniu autoridades, instituições e empregadores da Grande Florianópolis, na terça-feira (20), nos auditórios do Ministério Público Federal e do MPT para uma oportunidade única de integração e promoção da inclusão de pessoas com deficiência e reabilitados do INSS no mercado de trabalho.


Ao vivo pela TV MPT e presencialmente, o Procurador-Chefe em exercício do Ministério Público do Trabalho em Santa Catarina (MPT/SC) Piero Menegazzi e a Auditora Fiscal do Trabalho, Luciana Xavier Sans, Coordenadora  dos Projetos de Combate ao Trabalho Infantil, Aprendizagem Profissional e Inclusão de Pessoas com Deficiência e Reabilitados do INSS no Trabalho, da Superintendência Regional do Trabalho de Santa Catarina ((SRTE/SC),  abriram o evento falando da importância da sensibilidade dos empresários para cumprir a Lei das Cotas (art. 93 da Lei nº 8.213/91).



“Nosso objetivo aqui é aprofundar o debate, não somente ao direito, mas ao potencial que as pessoas com deficiência e reabilitados têm. A deficiência não tem nada a ver com incapacidade e a prática das relações laborais tem nos mostrado isso”, disse o procurador que também é Coordenador Regional da Coordigualdade na 12ª Região e gerente nacional do projeto "Acessibilidade e Inclusão no Mercado de Trabalho de Pessoas com Deficiência e Reabilitadas", do MPT.

Dr. Piero e Luciana fizeram questão de mencionar o trabalho e o legado deixado pelo professor Romeu Sassaki, conhecido por ser uma das principais referências sobre acessibilidade no Brasil e chamado de "pai da inclusão", falecido no domingo (18.09), aos 84 anos de idade. A Auditora Fiscal lembrou que o último projeto do professor era o da Sociedade Inclusiva para disponibilizar para todas as pessoas informação gratuitas e de qualidade abordando temas como acessibilidade, sensibilidade, adaptação, habilidades, cinema, artes, educação...exatamente o que se transformou a Semana Inclusiva Santa Catarina ao longo de oito anos, agregando ações de inclusão em todas as áreas e não somente na promoção da empregabilidade.


Para conscientizar os participantes que é possível cumprir as cotas com mão-de-obra de qualidade, foram apresentadas experiências exitosas de instituições, empresas e personagens envolvidos no tema.

A psicóloga Sheila Kurtz, especialista em responsabilidade social, líder do Programa Inclusão da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina- FIESC- SESI/SC SENAI/SC), falou sobre o Portal de Inclusão criado para aproximar patrões e empregados cotistas e garantir a empregabilidade deste público no estado. Uma iniciativa de sucesso e exemplo para todo o país. Pelo Radar sit PcD – Dados Rais 2020, a indústria de Santa Catarina era responsável por 84,7% das pessoas com deficiência contratadas no estado. Neste mesmo período, a indústria no Brasil representava 42,7% das Pessoas com Deficiência contratadas.

Em seguida o público ouviu outros casos de sucesso, trazendo o depoimento da fisioterapeuta Alana Cardoso, Analista do Seguro Social do Programa de Reabilitação Profissional do INSS, da engenheira de Segurança do Trabalho, Liana Gomes, representante da empresa que contratou o reabilitados do INSS,  Luís Augusto Pereira da Silva.

A experiência do Projeto de inclusão realizado pelo Comando e Controle do 4BPM – SC, que contrata jovens aprendizes com deficiência intelectual e física para fazer o monitoramento das câmeras de segurança da capital catarinense, foi apresentada com falas emocionadas da gerente de Assistência Social do Centro de Integração Empresa Escola do Estado de Santa Catarina (CIEE),  do Subtenente Gilberto Soares Prestes, chefe do Centro de Controle do Batalhão e do jovem  Gean Carlos Martins Pereira, que venceu todas as barreiras da condição de mudo  e saiu do Batalhão no dia seguinte ao evento para ingressar no mercado de trabalho, “protagonizado sua própria história”, como foi comentado.


 
A participação no Reconecta terminou com a palestra da influenciadora e fundadora da Talento Incluir, Carolina Ignarra, consultora pioneira em Diversidade e Inclusão no Brasil que após sofrer um acidente de motocicleta ficou paraplégica, sobre “Inclusão e Diversidade: Tendências e Vantagens da ESG, Compliance e Agenda 2030”.

Ela abriu a palestra contando que como professora de educação física, logo após o acidente, pensou que nunca mais iria trabalhar dando aulas de ginásticas nas empresas, mas três meses após o ocorrido voltou a atividade, graças a motivação da sua gestora e nos treinos, junto com os colegas, viu um time engajada, fazendo-a se sentir uma profissional pertencente.



Carolina, considerada uma das 20 mulheres mais poderosas do Brasil, segundo a Forbes, afirmou, “nosso valor não está nos títulos e sim na jornada e isso vale para quem vai contratar uma pessoa com deficiência”.

O principal foco da Talento Incluir é ajudar as empresas a enxergar os trabalhadores com deficiência como profissionais, ”fugindo daquele retrato capacitista pintado pelas histórias de superação”.

 Para assistir a palestra e a íntegra da SISC no Reconecta clique aqui.

Currículos são disponibilizados aos empregadores

Em seguida, os empresários e profissionais de Recursos Humanos e Jurídicos das empresas convidadas a visitar estandes para conhecer candidatos prontos para serem incluídos no mercado de trabalho. Os currículos foram apresentados pela Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE), pelo Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE), pela Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC), pela Associação Catarinense para Integração do Cego (ACIC), pelo Centro de Reabilitados do INSS e SINE. A OAB-SC dispôs advogados para tirar dúvidas sobre as contratações.



Em Santa Catarina, até agosto de 2022, dados do Ministério do Trabalho e Previdências apontavam 2.135 empresas com mais de 100 funcionários, enquadradas na Lei das Cotas. Juntas elas deveriam empregar 45.375 pessoas com deficiência e reabilitados do INSS, mas têm contratados hoje 25.214, ou seja 55,57% do que são obrigadas a absorver.  Outras 20.161 vagas seguem abertas.

Para ver o álbum de fotos do evento clique aqui

Fonte: Assessoria de Comunicação Social MPT-SC

(48) 32519913 / (48) 999612861

Publicado em 21/09/2022

Imprimir