Recursos da atuação do MPT viabilizam a formação de 76 profissionais em Vigilância em Saúde do Trabalhador em Santa Catarina

Criciúma - O Escritório das Nações Unidas de Serviços para Projetos (UNOPS) está apoiando a formação de 76 profissionais em Vigilância em Saúde do Trabalhador em Santa Catarina. A capacitação atende aos objetivos da Política Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (PNSTT) e promove a integração desta política nos municípios do estado, para que os servidores da área de Vigilância consigam realizar ações de intervenção nos territórios onde atuam.

O curso foi viabilizado pelo UNOPS com recursos oriundos da atuação do Ministério Público do Trabalho no Município de Criciúma. É fruto de uma parceria institucional entre a Secretaria Estadual de Saúde de Santa Catarina, a Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca (ENSP), da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), e a Fiotec, fundação que apoia a Fiocruz.

A abertura do curso ocorreu na segunda-feira (21), com a participação do coordenador do Centro de Estudos da Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana da Fiocruz, Luiz Cláudio Meirelles, da diretora de Vigilância Sanitária de Santa Catarina, Lucélia Ribas, dos procuradores do Trabalho BrunoMano Teixeira e Ana Roberta Tenório, e da gerente de projetos do UNOPS Carolina Roccon, entre outras autoridades.

A gerente de projetos Carolina Roccon destacou a importância da capacitação diante do contexto atual
A gerente de projetos Carolina Roccon destacou a importância da capacitação diante do contexto atual


“A área de Vigilância em Saúde do Trabalhador tem passado por muitas dificuldades. Há um grande retrocesso, relacionado aos processos de automação e à precarização do trabalho. Isso exige um esforço redobrado de rearticulação. Esse curso se encaixa nessa perspectiva”, comentou Luiz Claudio. A formação inclui 140 horas/aula (com encontros presenciais e a distância) e três meses de tutoria, com profissionais referência no assunto.

“Os tutores estão no país inteiro e podem trazer as melhores contribuições no que diz respeito à vigilância em saúde. Espero que a gente consiga fazer, em Santa Catarina, um modelo que possa ser seguido em todo o país”, disse o procurador Bruno Teixeira.

A procuradora Ana Roberta destacou a importância da parceria com o UNOPS para viabilizar o treinamento. "No contexto de organização e aplicação dos recursos destinados pelo MPT na capacitação da vigilância sanitária em saúde do trabalhador, o UNOPS vem somar com sua expertise de desenvolvimento e acompanhamento de projetos, tornando possível, de forma efetiva e transparente, a realização da capacitação."

A gerente de projetos do UNOPS Carolina Roccon falou do potencial da formação. “Este é um tema central, especialmente no momento em que vivemos tantas rupturas paradigmáticas e desafios no mundo do trabalho. Tenho certeza que as sementes surgidas nesta capacitação darão bons frutos e fortalecerão, ainda mais, a atuação da vigilância em saúde do trabalhador em Santa Catarina."

Fonte: Assessoria de Comunicação MPT-SC

Coordenação: Fátima Reis

(48) 32519913/ 988355654/999612861

Publicado em 22/03/2022

Imprimir