Seminário sobre amianto encerra ações do Abril Verde com parceria do MPT

Criciúma - O Primeiro Seminário de Saúde do Trabalhador da Região Sul: Ações Interinstitucionais relacionadas ao Amianto em Santa Catarina, no auditório da Associação dos Municípios da Região Carbonífera (AMREC), em Criciúma, encerrou hoje as atividades do Abril Verde com a parceria do Ministério Público do Trabalho em Santa Catarina (MPT-SC).


“A luta do banimento do amianto no Brasil e no mundo: desafios e perspectivas” foi o tema abordado pela Engenheira Civil e de Segurança do Trabalho Fernanda Giannasi, desde a década de 90 coordenadora Rede Virtual – Cidadã pelo banimento do amianto para a América Latina e fundadora da Associação Brasileira dos Expostos ao Amianto (ABREA).

Em seguida a Procuradora Regional do Trabalho Márcia Kamei Aliaga, gerente do Programa Nacional de Banimento do Amianto do MPT, e o Procurador do Trabalho Bruno Martins Mano Teixeira, coordenador da Procuradoria do Trabalho no Município de Criciúma, falaram sobre o papel das instituições na busca de um ambiente livre de amianto.

Procurador  Bruno fala da autuação do MPT no combate ao amianto
Procurador Bruno fala da autuação do MPT no combate ao amianto

A coordenadora do CEREST Regional Macro SUL, Evelyn Brognoli abordou a questão dos efeitos do amianto no meio ambiente e na saúde humana, e a Gerente de Saúde do Trabalhador da Secretaria Estadual da Saúde, Regina Dal Castel Pinheiro, expos as intervenções do CERETS nas questões que envolvem a fibra utilizada na fabricação de telhas e outros produtos e que está proibida em todo o território catarinense há dois anos com a assinatura da Lei Estadual de Banimento do Amianto.

Para encerrar o Seminário, o advogado da ABREA, Paulo Lemgruber, e o médico Roberto Ruiz, consultor dos ex-trabalhadores da Shelll/BASF explicaram ao público presente como as pessoas se organizam para melhorar sua condição de vida.

Este mês é marcado pela campanha Abril Verde, em prol da prevenção de doenças e acidentes de trabalho. O Ministério Público do Trabalho (MPT) é ativo nesta luta, promovendo ações e eventos com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância do meio ambiente de trabalho seguro.

 

Fonte: Assessoria de Comunicação MPT-SC

Coordenação: Fátima Reis

Estagiárias: Bruna da Silva Ferreira

                  Laís dos Santos Godinho

 prt12.ascom@mpt.mp.br

(48) 32519913/ 988355654

 Publicado em 29/04/2019

 

Imprimir