CONTAGEM REGRESSIVA PARA O DIA D: Grande feirão de empregos para pessoas com deficiência

Florianópolis - Depois de quase um ano de trabalho na organização, está quase tudo pronto para o Dia D - feira de empregos destinada às pessoas com deficiência, que ocorrerá no sábado, 26 de setembro, no Instituto Federal de Santa Catarina (antiga Escola Técnica), localizado na Avenida Mauro Ramos, em Florianópolis, entre 9h e 17h.

O evento está sendo promovido pelo Ministério Público do Trabalho em Santa Catarina (MPT-SC), o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), por meio da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego em Santa Catarina (SRTE-SC) e mais de 40 parceiros.

Além da campanha publicitária que circula em busdoors na Grande Florianópolis com mensagens que despertam o interesse e a consciência da inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho e faz uma chamada para o “Dia D”, um spot está disponível para rádios comunitárias e demais mídias que queiram utilizá-lo no link: http://www.prt12.mpt.mp.br/images/Ascom/PRT12/2015/Audio/SPOTDiaD.mp3.

Os banners com as artes dos busdoors também podem ser usados por qualquer mídia e estão à disposição no site do MPT:   http://prt12.mpt.mp.br.


O QUE É O DIA D
 
O “Dia D”, a exemplo do que já acontece em outros Estados, é um dia dedicado para o atendimento às pessoas com deficiência e aos beneficiários reabilitados da Previdência Social, visando a inclusão no mercado de trabalho. Em Santa Catarina, será a primeira edição do evento, colocando frente a frente trabalhadores cotistas e empresas da Grande Florianópolis (São José, Palhoça, Biguaçu, Santo Amaro da Imperatriz e Governador Celso Ramos).
O objetivo do “Dia D” é proporcionar a aproximação entre empresas, que devem cumprir a legislação, e as pessoas com deficiência em busca de uma oportunidade de emprego. Estandes serão montados no IFSC para o contato direto entre entidades, candidatos às vagas de trabalho e empregadores. Os profissionais poderão consultar a disponibilidade de vagas e os empresários já farão o contato direto com os trabalhadores.

 
SERVIÇOS QUE SERÃO OFERECIDOS:
 
Além da oferta de vagas de emprego, cadastros no SINE e IGEOF, serão oferecidos diversos outros serviços, como:
 
-  Confecção de Carteira de Trabalho e Carteira de Identidade,
-  Assessoria jurídica pela Comissão de Direito das Pessoas com Deficiência da OAB/SC,
-  Cadastramento eleitoral biométrico pelo TRE,
- Triagem Auditiva realizada pela equipe do Instituto de Audição e Terapia da Linguagem – IATEL
- Esclarecimento a respeito de serviços previdenciários pelo INSS, especialmente BPC.
 
INFORMAÇÕES ESTATÍSTICAS ATUALIZADA
 
A inclusão das Pessoas com Deficiência já é realizada em várias unidades do SINE no Brasil. Entretanto, apesar de toda a sensibilização junto às empresas, ainda se observa, em muitas ocasiões, a resistência do empregador em contratar esse tipo de mão de obra. De acordo com o Censo de 2010 do IBGE, em Santa Catarina existem 1.331.445 Pessoas com Deficiência, o que representa 31% da população do Estado.
A Lei Federal nº 8213/91 obriga as empresas com mais de 100 funcionários a preencherem de 2% a 5% dos cargos com profissionais deficientes ou beneficiários reabilitados no seu quadro de efetivos. No cumprimento da lei, o MTE e MPT atuam para que as contratações aconteçam, incentivando e cobrando das empresas responsabilidade legal e social, de modo a proporcionar às Pessoas com Deficiência e aos beneficiários reabilitados o acesso a uma vaga no mercado de trabalho em igualdade de oportunidades.
Segundo dados do Sistema IDEB - Sistema de Indícios de Débito do FGTS, utilizado pelo Ministério do Trabalho e Emprego, em Santa Catarina o cumprimento integral da cota implicaria na contratação de 42.929 Pessoas com Deficiência. Ou seja, a exigência, pelo sistema de cotas, é a contratação de apenas 3,22% da população com deficiência do Estado.
Apesar de pequeno, referido índice ainda não foi alcançado. Atualmente estão inseridos no mercado de trabalho formal, em Santa Catarina, apenas 20.820 Pessoas com Deficiência, sendo que deste número 15.860 é pelo sistema de cotas, o que representa 1,56% do total de PcD’s do Estado. Os números mostram que empresas estão contratando 4.960 Pessoas com Deficiência sem ter que cumprir a Lei Federal de cotas.
Na Grande Florianópolis computam-se 2.625 contratações de Pessoas com Deficiência, de um total de 11.433 (cotas de PcD’s) vagas de emprego que deveriam ser preenchidas por Pessoas com Deficiência. Portanto, 8.808 vagas estão sem profissionais cotistas.

ATIVIDADES QUE ATUAM PcD's POR MUNICÍPIOS EM SC

DADOS PcD's E EMPRESAS EM SC

 


Fonte: Assessoria de Comunicação Social MPT- SC

(48) 32519913 / (48) 88038833

prt12.ascom@mpt.mp.br


Publicado em 21/09/2015

Imprimir