Emoção marca a despedida do Procurador Jaime do MPT-SC, em solenidade virtual

lorianópolis - Após 25 anos de atuação no Ministério Público do Trabalho, o procurador Jaime Roque Perottoni encerra suas atividades na instituição. Para marcar a despedida foi realizada uma cerimônia virtual, pela plataforma Teams, na tarde do dia 06 de abril, com a participação de procuradores e procuradoras, servidores e servidoras da Procuradoria Regional do Trabalho da 12ª Região e de outras Regionais, da ANPT (Associação Nacional dos Procuradores do Trabalho), da PGT (Procuradoria-Geral do Trabalho), e de colegas já aposentados.

Aos completar 75 anos de idade neste mês de abril de 2021, Jaime deixa a PRT12 compulsoriamente, como exige a Lei. Natural de Chapecó, formado em Direito no Rio Grande do Sul, ele foi fiscal da Fazenda em Santa Catarina, onde se aposentou, antes de ingressar no MPT, em 1996. Iniciou a carreira de procurador em Campo Grande, no Mato Grosso do Sul e, em 1999, veio removido para o seu estado de origem. Depois de passar algum tempo na sede da PRT12, assumiu a Procuradoria do Trabalho no Município de Lages. Dentre as diversas atribuições, além de responder por várias vezes como Procurador-Chefe substituto, foi coordenador Nacional e Regional da Conaete (Coordenadoria Nacional de Erradicação do Trabalho Escravo) e Coordenador da CODIN. Uma trajetória exemplar, lembrada com carinho pelos colegas presentes à cerimônia, com manifestações ao vivo e gravadas.

O Procurador-Geral do Trabalho, Alberto Balazeiro, foi o primeiro a prestar homenagem. “(Hoje) Jamais será uma despedida, apenas um dia de homenagem”, iniciou o Dr. Balazeiro, enaltecendo o companheirismo e a competência do Dr. Jaime. Enviou um abraço virtual ao homenageado, agradeceu em nome do MPT pelo serviço prestado à instituição e finalizou: “Seguimos sempre juntos!”.

“Você foi e continua sendo importante para todos nós”, destacou o Presidente da ANPT , José Antônio Vieira de Freitas Filho. Em sua fala, ele leu o texto escrito numa placa produzida pela Associação em agradecimento aos 25 anos de trabalho exercidos pelo procurador Jaime. Ao término, fez um pedido: “Mantenha-se associado”. Representando a ANPT também se fizeram presenre à solenidadae virtual, a Vice-Presidenta da Associação, Lydiane Machado, e a Diretora de Assuntos de Aposentados, Denise Lapolla. 

Depois das menifestações da ANPT falou o  procurador-chefe do MPT-SC, Marcelo Goss Neves. Ele elogiou a garra e determinação do Dr. Jaime que mesmo depois de aposentado, já aos 50 anos, ao invés de descansar, decidiu buscar um novo rumo profissionais. Emocionado, Marcelo Goss afirmou que o empenho e coragem do procurador chapecoense o inspira até hoje, em desafios no trabalho e na vida.


Relembrando as tardes casuais de chimarrão, conversas e trocas de experiências divididas em seu gabinete, a procurador regional do Trabalho aposentada, Cinara Sales Graeff, exaltou a amizade que construiu ao longo dos anos com o Dr. Jaime. “Sou muito grata a você pelo companheirismo e pela amizade”, disse sorrindo a procuradora. Recordou, também, da atuação do procurador na luta contra o trabalho análogo ao escravo, viajando pelo país, fazendo resgates e lutando pelos direitos dos trabalhadores.

Em vídeo gravado, a esposa do procurador, dona Jaci Helena Perotonni, carinhosamente conhecida como Chica, agradeceu o marido pelos 40 anos de casamento, confidenciando a todos o ótimo pai, marido e amigo que Dr. Jaime sempre foi. A juíza do trabalho Patrícia Santana, representando magistrados e magistradas da Justiça do Trabalho de Lages, também expressou gratidão pelos serviços prestados pelo procurador, de maneira justa e célere. “Sempre que necessário, o senhor foi firme e mostrou como o MPT deve atuar.”

Outros procuradores e servidores fizeram questão de se pronunciar. O procurador Marcelo Dal Pont, coordenador da Comissão Socioambiental do MPT-SC, responsável pela organização da homenagem, agradeceu pelo legado de respeito e amizade deixado pelo Dr. Jaime e afirmou já estar com saudades.

Ao final do evento foi entregue pela servidora Júlia Martins Hermes, uma pequena lembrança e flores em nome de todos os colegas da PRT12. Com a voz embargada Jaime Perottoni pediu a palavra: “Eu fiz com a absoluta certeza de que estaria fazendo a coisa certa”, afirmou o procurador sobre sua atuação no MPT. Contou como sempre esteve feliz na sua profissão e sobre o orgulho que carrega até hoje pelo serviço prestado, desde a época no Mato Grosso do Sul. Emocionado, agradeceu todos os servidores que o assessoraram ao longo da jornada e “a Deus e à minha esposa que me ajudaram a chegar onde eu cheguei”.
Sobre as relações que criou, deixou claro que são para o resto da vida: “Não é uma despedida, é um até breve” e prometeu uma “costelada” para o procurador-chefe Marcelo Goss e demais colegas da PRT12 quando for possível um encontro presencial com todos.

A solenidade está disponível no Canal do YouTube do MPT-SC.

Links: https://youtu.be/pt3wIG59oFg (Parte 1)

          https://youtu.be/FeY_fUwFaYE (Parte 2)

          https://youtu.be/mErZMp6D5E4 (Parte 3)

          https://youtu.be/i9fVDDl2WCc (Parte 4)

 

Fonte: Assessoria de Comunicação MPT-SC

Coordenação: Fátima Reis

Estagiários: Erick Vinícius da Silva Souza
                
(48) 32519913 / 988355654/ 999612861

Publicado em 12/04/2021

Imprimir