MPT e UNOPS fortalecem produção de artesanato indígena em comunidade de Santa Catarina

Chapecó - O Ministério Público do Trabalho em Santa Catarina (MPT/SC), em parceria com o Escritório das Nações Unidas de Serviços para Projetos (UNOPS, está apoiando a comunidade indígena do Kondá, em Chapecó, no oeste do estado, no fortalecimento das atividades de artesanato. Com a parceria, que conta com assistência da Fundação Nacional do Índio (FUNAI), integrantes da comunidade participaram de oficinas para aprimorar técnicas de produção e venda de peças e, assim, ampliar sua autonomia financeira.


"As aulas nos dão uma visão das novas possibilidades de uso para o artesanato, estamos aprimorando nossas técnicas e acabamentos. Assim, esperamos produzir cestarias de qualidade, pensando em alcançar mais público e melhorar nosso valor de venda", explica Kelita Rodrigues, presidente da Associação de Artesanato Indígena Kame Kanhru, localizada na Aldeia Kondá. Kelita ressalta que, antes, a produção do artesanato estava voltada para uso doméstico, mas agora, com os conhecimentos adquiridos, os artesãos veem novas possibilidades.


“As oficinas mantêm a premissa de respeito à cultura local em cada encontro", comenta a instrutora Silvia Braggio, responsável por ministrar as aulas.  "Procuramos juntos resgatar as produções simbólicas e que evidenciam as visões cosmológicas inerentes a este povo."


Com os recursos destinados pelo MPT/SC, foram adquiridos insumos para confecção do artesanato, uma vez que nem todas as matérias-primas podem ser encontradas facilmente no território. São usados, na confecção, materiais naturais como taquara, taquaruçu e cipó, encontrados na região, complementados com sementes adquiridas por meio do projeto.


O UNOPS atua junto à comunidade do Kondá desde o ano passado. Por meio da parceria com o MPT/SC, auxiliou o grupo na construção de um centro de artesanato [link para a notícia anterior: https://brasil.un.org/pt-br/157393-escritorio-de-projetos-da-onu-apoia-construcao-de-centro-de-artesanato-indigena-em-santa]. A inauguração da Casa do Artesão, nome do espaço físico, foi realizada no último dia 28 de abril.


O projeto conta, ainda, com uma dinâmica para a comercialização das peças e articulação para a inserção delas em projetos de decoração de interiores. Pelo segundo ano, a Associação de Artesanato Indígena Kamé Kanhru participa da Mostra Decorare, aberta até o final de maio, espaço voltado ao design e arquitetura em que os alunos expõem seus produtos.

A diretora e representante do UNOPS Brasil, Claudia Valenzuela, destacou a importância da parceria interinstitucional para os resultados deste projeto. “Nossa expertise em gestão de projetos e promoção da gestão pública justa e equitativa se encaixam neste cenário. Com isso, conseguimos potencializar a atuação do Ministério Público do Trabalho, em articulação com organizações locais”, aponta.

Fonte: Assessoria de Comunicação MPT-SC

Coordenação: Fátima Reis

(48) 32519913/ 988355654/999612861

Publicado em 09/05/2022

 

Imprimir