MPT e a atuação nas questões da saúde e segurança do trabalhador em destaque no SulSST 2022

Florianópolis -Encerrou hoje, em Florianópolis, o II Congresso Sul Brasileiro de Segurança e Saúde do Trabalho – SulSST 202. Foram três dias de palestras, debates e minicursos direcionados aos profissionais de Segurança do Trabalho com atuação nas áreas técnica, científica e legislativa.

O evento oportunizou a troca de experiência dos participantes visando os avanços nas melhorias das condições de trabalho e eficácia e efetividade na gestão de SST. Dentre os assuntos abordados a segurança e saúde na indústria de construção, a NR-35 do trabalho em altura, os impactos das alterações das NRs, acessibilidade e a gestão e compliance em SST.

O Procurador do Trabalho Bruno Martins Mano Teixeira, representante da Coordenadoria Nacional de Defesa do Meio Ambiente do Trabalho (CODEMAT) no Ministério Público do Trabalho em Santa Catarina e Coordenador Executivo do FSST/SC falou nesta sexta-feira (09) sobre a “Atuação do Ministério Público do Trabalho em Saúde e Segurança do Trabalho".



Dr. Bruno explicou detalhadamente como funciona o trabalho dos cinco Projetos que fazem parte da CODEMAT:  o do Câncer Relacionado ao Trabalho, o dos Frigoríficos, o terceiro relacionado ao Banimento do Amianto, o que se refere as Subnotificações e o do SESMT.

Como gerente nacional do Projeto do Câncer Relacionado ao Trabalho, salientou que as os dados são preocupantes, já que 80% dos casos estão ligados a exposição a algum produto, não a doenças hereditárias. Citou como exemplo à exposição ao benzeno nos postos de gasolina, assunto que gerou uma ação da CODEMAT com audiências públicas e campanhas de conscientização, em todo o país, antes da pandemia.  De acordo com ele, o que mais dificulta a ação e os resultados da atuação do MPT nesta questão, é a falta de um banco de dados que identifique a relação dos adoecimentos com agentes cancerígenos no meio ambiente de trabalho.

Sobre o amianto, do qual também faz parte da gerência nacional do Projeto, o procurador pontuou várias ações que o Ministério Público do Trabalho vem desenvolvendo para conseguir banir, de fato, a fibra que ainda está presente e circula livremente pelo país.

Para assistir a íntegra da palestra acesse o link https://youtu.be/XrzLgCZ2rCg

 

Fonte: Assessoria de Comunicação Social MPT-SC

(48) 32519913 / (48) 999612861

Publicado em 09/09/2022

Imprimir