CEPON ganha nova ambulância UTI Móvel e inaugura tomógrafo computadorizado

A ambulância foi adquirida com recursos destinados pelo MPT

Florianópolis - O Centro de Pesquisas Oncológicas Dr. Alfredo Daura Jorge (CEPON) inaugurou na terça-feira (27), novos equipamentos para qualificar o atendimento aos pacientes do SUS. Durante um ato, em Florianópolis, foi realizada a entrega de uma nova ambulância – UTI Móvel e a inauguração do novo Tomógrafo Computadorizado da unidade.

Os recursos usados na compra da ambulância são oriundos da atuação do Ministério Público do Trabalho de Santa Catarina (MPT-SC), em despacho assinado pela Procuradora do Trabalho Luciana Teles Gomes. A nova viatura vai garantir mais segurança e conforto para o transporte de pacientes do CEPON que precisam realizar exames de avaliação diagnóstica em outras unidades hospitalares, além de remover pessoas em tratamento que fazem parte do Programa de Internação Domiciliar (PID) da unidade.

Já o novo tomógrafo computadorizado foi adquirido com recursos do Governo do Estado de Santa Catarina e importado pela FAHECE, organização social que faz a gestão da unidade. O equipamento tem uma tecnologia inédita em Santa Catarina. Atualmente, o CEPON realiza 1,1 mil tomografias por mês. O atual tomógrafo já estava em uso há 16 anos e demandava manutenções constantes. Era um equipamento de quatro canais. O novo tem 64 canais, o que significa mais rapidez nos procedimentos e qualidade de imagem. Com o investimento, a unidade ganha um aparelho mais moderno, que irá qualificar o atendimento prestado à população.


“O CEPON é uma instituição de saúde de extrema importância para a população de nosso Estado. Estamos dia a dia qualificando e ampliando os atendimentos nesta unidade. No último ano promovemos uma qualificação estrutural, com a reforma da recepção e ambulatórios, agora, trazemos uma melhoria de equipamentos o que promove mais agilidade no atendimento e segurança em saúde”, afirma o secretário de Estado da Saúde, Aldo Baptista Neto.

“Nossa missão é qualificar o atendimento que prestamos em nossas unidades, levando esperança aos pacientes do SUS em Santa Catarina. A participação de doações como esta do Ministério Público do Trabalho nos ajuda a ir além e garantir mais qualidade no conforto para quem precisa do atendimento em saúde em nossas unidades”, afirma o presidente da FAHECE, Michel Scaff.



Presente à solenidade, o Vice-Procurador-Chefe do Ministério Público do Trabalho em Santa Catarina (MPT-SC), Piero Menegazzi, disse que a aquisição desse equipamento é fruto da atuação do MPT-SC na busca pelo cumprimento da legislação trabalhista, o que melhora as condições de vida dos empregados e equilibra as práticas comerciais, evitando concorrência desleal de empregadores que descumprem a lei. Também ressaltou a importância da atuação do CEPON, trazendo um atendimento médico de qualidade à população da região, encaminhada pelo SUS, o que valoriza a existência de um serviço público de qualidade no País.



Para o diretor-geral do CEPON, Marcelo Zanchett, as melhorias realizadas estão alinhadas com a missão da unidade de prestar assistência integral, humanizada e de qualidade ao paciente com câncer do SUS em Santa Catarina. “Somos o serviço de referência em oncologia no estado e queremos manter essa posição, qualificando sempre nossa estrutura de atendimento aos pacientes”, diz.

A cerimônia foi acompanhada também pelo Superintendente de Serviços Hospitalares da SES, Flamarion Lucas, pelo Presidente do Conselho Curador da FAHECE, Aluísio Dobes, pelo Superintendente da FAHECE, Douglas Claudio, pela Diretora Operacional da FAHECE, Sendi Lopes, pelo Diretor do SAMU, Miguel Paulo Duarte Neto e pela Diretora do HEMOSC Patrícia Carsten.

       
Sobre o CEPON

O CEPON é o serviço público de referência no tratamento oncológico em Santa Catarina. Gerido pela FAHECE há mais de 28 anos, é também o Centro de Referência da Organização Mundial de Saúde (OMS) para Medicina Paliativa no Brasil.

Para ver o album de fotos clique aqui (Fotos: Ricardo Wolffenbüttel/SECOM-SC)

Links relacioinados:

 
 
 
 
 
 

Fonte: Assessoria de Comunicação Social MPT-SC

(48) 32519913 / (48) 999612861

Com informações: Assessoria de Comunicação Social FAHECE

Publicado em 28/09/2022

Imprimir