MPT-SC retoma as atividades do FETI e FOCAP para combater o trabalho infantil no Estado


Florianópolis - Na sexta-feira (17), os integrantes do Fórum Estadual de Erradicação do Trabalho Infantil e Proteção do Adolescente no Trabalho (FETI/SC), juntamente com o Fórum Catarinense de Aprendizagem Profissional (FOCAP), se reuniram na primeira assembleia de 2023, com o objetivo de retomar os trabalhos.

Na pauta, marcando o início do alinhamento e planejamento das ações para 2024, várias propostas de ações foram apresentadas, entre elas a necessidade de compartilhamento e análise dos dados do mapeamento do trabalho infantil em Santa Catarina. Essas informações atualizadas servirão de base para o plano de ação do grupo.

Como resultado do encontro, ficou definida a elaboração da Agenda FETI/FOCAP 2024, bem como a identificação das regiões em que serão priorizadas com as ações dos Fóruns, de acordo com a maior necessidade dos municípios identificados com agravos de trabalho infantil. Para isso, nova reunião ficou agendada para meados do mês dezembro.

A assembleia online foi coordenada pelo Procurador do Trabalho Marcelo Goss Neves, atual coordenador regional da Coordenadoria Nacional de Combate ao Trabalho Infantil e de Promoção e Defesa dos Direitos de Crianças e Adolescentes (COORDINFÂNCIA) do MPT/SC, e assessorada pela servidora Sandra Ganzer. Participaram representantes das seguintes entidades e instituições: MTE, Senac, CIEE, Secretaria de Estado da Assistência Social, Mulher e Família, SAS/SC, Organização Super Aprendiz/Comissão PCD da OAB Joinville/Engajaorg, Espro/Ensino Social Profissionalizante, SEST/SENAT, SENAI, Unibave, IDES, Univali, COMBEMTU, de Tubarão/SC.

O que é o Fórum?

O FETI é um espaço de articulação, sensibilização e mobilização dos agentes sociais institucionais envolvidos com políticas e programas de enfrentamento ao trabalho infantil e de proteção ao adolescente trabalhador.

Fonte: Assessoria de Comunicação MPT-SC

(48) 32159913/ 98835-5654/ 99961-2861

Publicado em 20/11/2023

 

Imprimir