Inaugurada a 1ª biblioteca com literatura afro-brasileira e antirracista de Santa Catarina

O Projeto foi construído com recursos do MPT. Mais de 1 mil obras do acervo estão disponíveis para empréstimo a comunidades da  Grande Florianópolis

Florianópolis - O Centro Cultural Anastácia (CCA), com sede em Florianópolis, inaugurou no dia 22 de novembro a primeira biblioteca de Santa Catarina com acervo totalmente focado na literatura afro-brasileira e antirracista. O espaço foi batizado em homenagem a João Ferreira de Souza, o Seu Teco, um dos fundadores da instituição e figura fundamental do movimento de luta pelas liberdades individuais e pela educação de jovens na capital catarinense.  

O acervo conta com 1 mil livros de autoras e autores negros, além de obras antirracistas de referência. O espaço de 80 metros quadrados fica no piso térreo do CCA, que foi totalmente reformado para receber as publicações. O projeto orçado em R$ 140.000,00 (cento e quarenta mil reais) foi financiado com recursos provenientes da atuação do Ministério Público do Trabalho em Santa Catarina (MPT/SC), compreendendo a reforma e adequação do espaço, mais a compra do acervo.

Bibliotecária Aline Cipriano e o Procurador do Trabalho Luciano Carlesso no dia da inauguração
Bibliotecária Aline Cipriano e o Procurador do Trabalho Luciano Carlesso no dia da inauguração

A biblioteca fica onde antes funcionavam os setores administrativo e financeiro da Instituição e vai beneficiar diretamente 230 jovens entre 14 e 24 anos de idade, atendidos nos programas Rito de Passagem, Procurando Caminho e Jovem Aprendiz, prioritariamente negros, de famílias com baixa renda familiar e moradores de comunidades socialmente vulneráveis, além de moradores da Grande Florianópolis e de outras cidades do Estado. O local também será de palco de apresentações e lançamentos de obras, outras atividades relacionadas ao acervo literário ou ao principal tema da biblioteca, que é a valorização da cultura literária afrodescendente brasileira.

As obras literárias já estão disponíveis para empréstimo a comunidades de toda a Grande Florianópolis. Entre as autoras e autores que integram o acervo estão Carolina Maria de Jesus, Conceição Evaristo, Djamila Ribeiro, Milton Santos, Elisa Lucinda, Maria Firmina Reis e Abdias do Nascimento, entre outros. De Santa Catarina, destaque para obras de Jeruse Romão, Fábio Garcia, Maurício Pestana e Edenice Fraga.

Bibliotecária Aline com Priscila Cristina de Freitas, neta do Seu Teco, um dos fundadores do CCA
Bibliotecária Aline com Priscila Cristina de Freitas, neta do Seu Teco, um dos fundadores do CCA

A inauguração da Biblioteca João Ferreira de Souza - Seu Teco marcou os 25 anos de fundação do Centro Cultural Anastácia, comemorados em junho deste ano. E integrou também os eventos em torno do Dia da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro.

CCA: acolhimento, educação, justiça social e racial

O Centro Cultural Anastácia tem suas raízes no Monte Serrat, no Maciço do Morro da Cruz, Centro de Florianópolis. Nasceu do movimento comunitário com o propósito de enfrentamento pacífico da criminalidade, em meados dos anos 1990. Desenvolve um trabalho voltado para a educação, fortalecimento de vínculos, inserção social e laboral, assistência social, cultural e esportiva e acolhimento institucional, principalmente de jovens de bairros empobrecidos da Grande Florianópolis. Integra a Rede IVG (Instituto Padre Vilson Groh).

Além de projetos como o Rito de Passagem, Procurando Caminho e Jovem Aprendiz, desenvolvidos no contraturno escolar na sede da instituição (bairro Balneário, região continental da Capital), mantém a Casa de Acolhimento Darcy Vitória de Brito para crianças e adolescentes.  Localizada no Monte Serrat, no mesmo local de origem do CCA há mais de 20 anos, a Casa oferece acolhimento institucional para 20 crianças e adolescentes, conforme princípios, diretrizes e orientações do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

Fonte: Assessoria de Comunicação MPT-SC

(48) 32159913/ 98835-5654/ 99961-2861

Publicado em 28/11/2023

 

Imprimir