Novo Procurador-Chefe do MPT em Santa Catarina faz referência à música de Bob Dylan no discurso de posse

Florianópolis - Autoridades federais, do judiciário catarinense, municipais, do governo do estado, membros e servidores partiparam, na última sexta-feira (20), da cerimônia alusiva à posse do novo Procurador-Chefe do Ministério Público do Trabalho em Santa Catarina (MPT-SC), Marcelo Goss Neves, realizada na sede da Procuradoria Regional do Trabalho da 12ª Região, em Florianópolis.

Marcelo Goss Neves foi eleito para o biênio 2015-2017 e assumiu no lugar da Procuradora Regional do Trabalho, Ângela Cristina Santos Pincelli que esteve no cargo até setembro último. No discurso de posse, inspirado na música de Bob Dylan, “The Times They Are A Changin”, que numa tradução livre corresponde a “Os tempos, eles estão mudando”, o novo Procurador-Chefe expressou como vê a Instituição e como ele se sente com o desafio que terá nos próximos dois anos.

“O Ministério Público do Trabalho é uma instituição certamente jovem, por vezes tida como rebelde em razão de suas atuações em defesa da ordem jurídica, do regime democrático e dos interesses sociais, mas que vem ampliando de forma significativa as suas atribuições e avançando continuamente na sua própria forma de agir. Rompendo seu caráter meramente opinativo, a partir da Constituição de 1988 o MPT passou a ter uma nova feição, a de um Órgão de ação, agente, participativo, postando-se à frente das demandas da sociedade e buscando para elas respostas, soluções. Ao longo dos últimos 25 anos, foi se estruturando cada vez mais, foi tomando uma dimensão cada vez maior, foi chegando a localidades não antes imaginadas, foi conseguindo seu reconhecimento perante a comunidade e, como o grande defensor das questões trabalhistas mais importantes, foi se elevando. Sinais de que: os tempos, eles estão mudando,” falou no discurso.

Disse ainda que "o Ministério Público do Trabalho conquistou espaço nos mais diversos pontos do território nacional, tornou-se independente, não se curvando a qualquer Poder ou elemento externo, tornou-se forte, sendo repressivo quando flagra ilegalidades, mas também sendo orientativo quando a situação assim merecer. Além disso, passou a ser inovador, buscando sempre criar novas realidades sociais, atuando até de forma promocional quando a situação assim exige, combatendo mazelas e cobrando políticas públicas que sejam essenciais ao presente e ao futuro do cidadão trabalhador”, enfatizou.

Fez questão de salientar que "a Instituição elege seus representantes com total respeito à democracia, não discrimina ninguém, seja jovem ou seja mais experiente, seja de que etnia for, seja em qual Deus acredita ou deixa de acreditar". Citou como exemplo o Procurador-Geral do Trabalho, Ronaldo Curado Fleury, como um dos Subprocuradores-Gerais mais jovens da carreira, e ele mesmo como um dos Procuradores-Chefes mais jovens do País. E ressaltou “Nenhum dos dois é, no entanto, revolucionário, usamos o passado para nos auxiliar, as experiências dos mais antigos como direção, porém trilhar novos horizontes, promover novas conquistas, é o que estamos sempre almejando”.

Terminou o discurso agradecendo aos colegas, servidores, amigos e a família, em especial a mãe Reseanie e o pai Márcio (in memória), pelas conquistas nesses 36 anos de vida e agora pelo apoio a nova fase que se inicia.

A solenidade encerrou com o pronunciamento do Procurador-Geral do Trabalho, Ronaldo Curado Fleury. Ele enfatizou o grande desafio que o novo Procurador-Chefe terá pela frente, administrando a Regional que é referência para o MPT em todo o Brasil, com atuações como o combate ao amianto, à defesa das questões trabalhistas portuárias e as ações nos frigoríficos. Aproveitou a presença da grande maioria dos Procuradores do MPT catarinense na cerimônia para agradecer o carinho e a receptividade que sempre tem quando vem à Santa Catarina e pediu a união de todos para que a PRT12 continue sendo exemplo de parceria e de atuação na proteção aos trabalhadores.

Procurador-Chefe do MPT-SC no discurso de posse
Procurador-Chefe do MPT-SC no discurso de posse

 

Procurador-Geral do Trabalho prestigia solenidade
Procurador-Geral do Trabalho prestigia solenidade


Fonte: Assessoria de Comunicação Social MPT-SC

(48) 32519913 / (48) 88038833

prt12.ascom@mpt.mp.br


Publicado em 23/11/2015

 

 

Imprimir