Conciliação no MPT põe fim à greve de ônibus em Blumenau


Blumenau -  Motoristas e cobradores de ônibus de Blumenau retornaram ao trabalho às três e meia da manha desta quarta-feira (25).

Em assembleia na noite de ontem, eles aceitaram as propostas firmadas em  audiência de conciliação mediada pela procuradora regional do Trabalho Cristiane Kraemer Gehlen,  na sede do Ministério Público do Trabalho, em Florianópolis.

Participaram da reunião, Antônio Carlos Marchiori, advogado do Consórcio SIGA,  Leo Bittencourt, advogado  do Sindicato dos Empregados nas Empresas Permissionárias do Transporte Coletivo Urbano de Blumenau e Gaspar (SINDETRANSCOL),  Aurélio Miguel Bowens da Silva representante do Serviço Autônomo Municipal de Trânsito e Transporte de Blumenau (SETERB), além de José Ricardo Toscan de Freitas, assessor da diretoria do SINDETRANSCOL),  Marciano Regis Arcanjo,  Diretor do Sindicato SINTRASCOL, e donos das empresas ligadas ao Consórcio SIGA.

Foram mais de cinco horas de negociação. Por fim ficou acertado que o Consórcio SIGA, responsável pelo transporte público do município, aumentará a vigilância nos seis terminais da cidade, colocando em cada um deles, seguranças nos horários das 6h30min às13h30min  e das 16h30min às 22h30min, diariamente, a partir de sexta-feira (27/02).

Cem por cento da frota ficou parada durante 48 horas. Não haverá desconto de um dos dias parados e o outro deverá ser compensando por motoristas e cobradores no prazo de 30 dias.

O SETERB também concordou em fechar as cabines das estações de pré embarque das 23h às 6h  e adotar o sistema de formato circular em todas as linhas, desde que não haja um impacto social. O formato  entra em vigor imediatamente e será avaliado pelas partes em nova audiência na sede do MPT, no dia 24 de março.

O movimento por mais segurança nos terminais teve início na quarta-feira passada (18/02), quando os trabalhadores fizeram uma  paralisação de uma hora e meia, deixando mais de cem mil usuários sem ônibus na cidade. No entanto, as reivindicações a respeito da falta de segurança nos terminais são antigas e se repetem por cerca de quatro anos.

A procuradora Cristiane, solicitou ao Consórcio SIGA que as imagens e os documentos com registro de assaltos e tráfico de drogas dirigidos à Polícia Militar reivindicando ações de prevenção aos atos de violência sejam entregues ao Ministério Público do Trabalho no prazo de 5 dias. Com base nas provas encaminhará um documento ao Ministério Público Estadual, Polícia Militar, Governo do Estado, SETERB e à prefeitura de Blumenau, requerendo providências para a segurança dos trabalhadores e usuários nos locais de embarque e desembarque dos ônibus municipais.

 

Foto: Patrick Rodrigues / Agencia RBS
Foto: Patrick Rodrigues / Agencia RBS


 

Fonte: Assessoria de Comunicação Social MPT-SC

(48) 32519913 / (48) 88038833

prt12.ascom@mpt.gov.br

Publicado em 25/02/2015

Imprimir