• Procuradorias
  • PTM Lages
  • Audiência Pública lança Projeto Trabalhando Juntos em Lages e incentiva a criação de oportunidades a jovens aprendizes

Audiência Pública lança Projeto Trabalhando Juntos em Lages e incentiva a criação de oportunidades a jovens aprendizes


Idealizado pelo Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), o projeto incentiva as empresas a contratarem aprendizes. Levantamento mostra que existem 327 vagas para adolescentes e jovens ociosas nos municípios da Comarca de Lages.

Lages - A Procuradora do Trabalho, Ana Carolina Martinhago Balam, teve hoje (23), o primeiro compromisso frente à Coordenadoria Nacional de Combate à Exploração do Trabalho da Criança e do Adolescente (Coordinfância) no Ministério Público do Trabalho em Santa Catarina (MPT-SC). A Procuradora participou, por videoconferência, da audiência pública organizada pela Promotoria de Justiça da Infância e Juventude da Comarca de Lages para incentivar empresas do município e região a cumprirem a legislação que rege a contratação de jovens aprendizes. O evento foi realizado na Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC).

Com transmissão ao vivo, assistida através de telões por um público que lotou o auditório, Ana Balam destacou a importância da aprendizagem para erradicação do trabalho infantil e consequente libertação dos adolescentes e jovens brasileiros do círculo vicioso de pobreza e exclusão social. Lembrou que “as empresas desempenham função social importante contribuindo com o desenvolvimento socioeconômico do país ao contratar jovens aprendizes”.

Procuradora Ana Carolina Martinhago Balam, da Coordinfância, MPT-SC
Procuradora Ana Carolina Martinhago Balam, da Coordinfância, MPT-SC


Na oportunidade foi lançado oficialmente o Projeto "Trabalhando Juntos", mantido pelo Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), em parceria com o poder público, iniciativa privada, entidades qualificadoras, MPT e Ministério do Trabalho, para capacitar ao mercado de trabalho jovens e adolescentes em situação de vulnerabilidade.

Um levantamento feito recentemente mostra que existem 327 vagas para adolescentes e jovens aprendizes ociosas em Lages, São José do Cerrito, Bocaina do Sul e Painel. Essas vagas podem ser preenchidas por pessoas com idade entre 14 e 22 anos que estão estudando ou já concluíram o ensino médio.

O Trabalhando Juntos, já realizado em outros municípios do estado, qualificará adolescentes e jovens da serra catarinense para ingressarem no mercado de trabalho. O projeto visa promover a ética, a cidadania e o crescimento pessoal e profissional dos alunos. As aulas acontecerão no Centro de Integração Empresa-Escola (instituição qualificadora parceira), a partir de julho.  

"Existem muitos adolescentes e jovens querendo uma oportunidade para entrar no mercado de trabalho. Paralelamente, as empresas precisam de mão de obra. O objetivo do 'Trabalhando Juntos' é quebrar barreiras, capacitando adolescentes e jovens para suprir as necessidades das empresas', diz o Promotor da Infância e Juventude da Comarca de Lages, Giancarlo Rosa Oliveira.

Promotor da Infância e Juventude da Comarca de Lages, Giancarlo Rosa Oliveira
Promotor da Infância e Juventude da Comarca de Lages, Giancarlo Rosa Oliveira


Aprendizes deram depoimentos na audiência pública para incentivar as empresas a contratarem. Ana Júlia Batista, de 14 anos, contou que está vivendo uma ótima experiência. "Eu aprendi a ser mais responsável e organizada. Também aprendi a me relacionar melhor com as pessoas e agora tenho o meu próprio dinheiro".  Natalie de Jesus, de 15 anos, fez um apelo dizendo que todos precisam de uma oportunidade. “Eu não tinha compromisso com nada, ia mal na escola, dependia da minha mãe para tudo, mas agora estou amadurecendo porque alguém decidiu acreditar em mim", relatou.  

Aprendizes contam suas experiências
Aprendizes contam suas experiências


O evento também contou com a presença da Auditora Fiscal do Trabalho do Ministério do Trabalho de Santa Catarina, Luciana Xavier Sans de Carvalho e do Superintendente Executivo do Centro de Integração Empresa-Escola, Marcelo Firmino Vaz.

Fonte: Assessoria de Comunicação MPT-SC

(48) 32519913/ 988355654/999612861

Com informações Assessoria de Comunicação MP-SC

Publicado em 23/06/2022

Imprimir