MPT e UNOPS doam 60 camas hospitalares em Santa Catarina para atendimento de pacientes com COVID-19

Florianópolis - O maior hospital público de Santa Catarina, e o que mais atendeu pacientes com COVID-19 no estado, ganhou 60 novas camas hospitalares.

Os bens, no valor aproximado de R$ 800 mil reais, foram destinados pelo Ministério Público do Trabalho em Santa Catarina (MPT-SC), ao Hospital Regional de São José - Dr. Homero de Miranda Gomes (HRSJ), por meio da UNOPS – Escritório da ONU para Projetos e Serviços.

Localizado no município de São José, o hospital atende à população de todo o estado de Santa Catarina, mas principalmente da região da Grande Florianópolis, composta por 22 municípios.

Em 2019, o HRSJ realizou cerca de 129 mil atendimentos na emergência geral; 50 mil atendimentos na emergência pediátrica; 10 mil cirurgias no Centro Cirúrgico Geral; 19 mil procedimentos no Centro Cirúrgico. Em relação aos atendimentos ambulatoriais, no mesmo ano, foram realizados cerca de 37 mil atendimentos gerais; 27 mil atendimento ortopédicos; 31 mil atendimentos oftalmológicos e 6 mil atendimentos na perintologia.

Com a pandemia veio também a alta na procura por atendimento e o hospital observou, nos primeiros quatro meses de 2021, um aumento de 54% em internações e de 78% em cirurgias em comparação ao mesmo período de 2019. De março do ano passado até abril deste ano, o HRSJ realizou cerca de 13 mil atendimentos emergenciais e 1.591 internações relacionadas à COVID-19, com 1.236 desses pacientes recuperados.

As camas doadas, juntamente aos colchões e suportes de soro, possibilitam a melhoria do atendimento prestado à população.

Nesse momento, as camas servirão para retirar os pacientes confirmados de COVID19 que estão em macas, macas baixas, macas de transporte que estão nos corredores das emergências para os quartos-coortes e corredores dos andares de internação.  Essa transferência irá trazer mais conforto e segurança aos pacientes, além de abrir espaço na emergência para atender mais pessoas.

Camas adquiridas pelo UNOPS com recursos oriundos do MPT
Camas adquiridas pelo UNOPS com recursos oriundos do MPT

Futuramente nos quartos de internação, as novas camas substituirão as antigas que estavam sem grades de proteção. Segundo o diretor geral do hospital, Daywson Pauli Koerich, além de proteger os pacientes, a presença das grades também melhora as condições de trabalho dos profissionais da saúde, pois evita esforços excessivos e repetitivos no manejo do paciente. Ele agradeceu então ao MPT e ao UNOPS por conduzir a doação de forma rápida. “Será de grande utilidade aos servidores e pacientes em nosso hospital”, concluiu.

 Josimeri da Silva, Gerente Administrativa e  Daywson Pauli Koerich, Diretor do Hospital
Josimeri da Silva, Gerente Administrativa e Daywson Pauli Koerich, Diretor do Hospital

Josimeri da Silva, Gerente Administrativa do HRSJ, afirma que “as camas novas vieram em boa hora, já que as antigas estão obsoletas e deterioradas. As que ainda tiverem em condições de uso serão reformadas e retornarão para o hospital, ampliando-se desta foram o número de camas disponíveis na Unidade”, comemora.

"Trata-se de uma destinação que cumpre plenamente a sua função social, pois contribui com a melhoria dos serviços prestados pelo SUS à população catarinense em meio a, possivelmente, maior crise sanitária da história do Brasil", ressaltou Sandro Eduardo Sarda, o Procurador do Trabalho responsável pela destinação.

Para o coordenador do Núcleo de Informações Judiciais do HRSJ, Jean Patrick Arruda Medeiros, “sem dúvidas, a doação irá fazer a diferença no conforto e tratamento do paciente”. Ele também demonstrou satisfação pelo sucesso da parceria entre MPT e UNOPS na entrega de diversos equipamentos hospitalares, já que no ano passado o HRSJ também foi beneficiado com oxímetros, termômetros digitais, monitores paramétricos entre outros equipamentos.

Alissom Antonio Tolotti, Eng. Clínico, Edenir Vieira, Eng. Clinico, Jean Patrick Arruda Medeiros, Coordenador, Nijud Wagner Tadeu Martins Queiroz, Eng. Clinico, Débora da Silva, enfermeira responsável pelo 3º andar, Daywson Pauli Koerich, Diretor do Hospital e  Josimeri da Silva, Gerente Administrativa (da esquerda para à direita da foto)
Alissom Antonio Tolotti, Eng. Clínico, Edenir Vieira, Eng. Clinico, Jean Patrick Arruda Medeiros, Coordenador, Nijud Wagner Tadeu Martins Queiroz, Eng. Clinico, Débora da Silva, enfermeira responsável pelo 3º andar, Daywson Pauli Koerich, Diretor do Hospital e Josimeri da Silva, Gerente Administrativa (da esquerda para à direita da foto)

De acordo com a diretora e representante do UNOPS no Brasil, Claudia Valenzuela, “tem sido uma grande satisfação ter a parceria do MPT na atuação em compras do UNOPS para combater a pandemia e melhorar a vida das pessoas. Juntos temos feito a diferença para a população do estado de Santa Catarina”. Segundo ela, desde o começo da pandemia, a parceria já possibilitou a compra de mais de 1,5 milhão de reais de insumos hospitalares no Estado.

Fonte: Assessoria de Comunicação MPT-SC

Coordenação: Fátima Reis

Estagiários: Erick Vinícius da Silva Souza

(48) 32519913 / 988355654/ 999612861

Publicado em 26/05/2021

 

Imprimir