Mês do Meio Ambiente 2021: MPT e MPF juntos!

Atividades começam nesta quinta-feira e podem ser acompanhadas pelo canal do YouTube do Programa Bem Viver

Florianópolis - A Comissão Socioambiental do Ministério Público do Trabalho em Santa Catarina e o Ecotime, comitê de sustentabilidade do Ministério Público Federal de Santa Catarina, estão novamente juntos para uma agenda comum neste mês de junho dedicado ao meio ambiente. Nossa programação tem dois focos estratégicos:

1 - O Dia Mundial do Meio Ambiente (05.06) que tem como tema em 2021 a Restauração de Ecossistemas e abrange várias formas como a plantação de árvores, tornar cidades verdes, restauração de jardins, mudança na alimentação ou limpeza de rios e costas;


2 - O tema proposto pela Organização das Nações Unidas (ONU) como o “Ano das Frutas, Legumes e Verduras”, que tem por objetivo impulsionar o consumo, conscientizar e informar sobre os benefícios nutricionais, além de incentivar políticas de redução de desperdícios.

Ao longo do mês serão realizadas ações, webinar, roda de conversa e práticas de bem-estar. Veja os detalhes:

10.06 (quinta-feira), 17h – Roda de Conversa sobre ODS - Objetivos de Desenvolvimento Sustentável de Santa Catarina. Convidado é o engenheiro Cristiano Olinger, diretor da FUNDEMA de Brusque e um dos integrantes do Movimento que tem uma agenda mundial adotada durante a Cúpula das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável em setembro de 2015 composta por 17 objetivos e 169 metas a serem atingidos até 2030.
Evento mediado pelo procurador do Trabalho Marcelo Dal Pont, coordenador da Comissão Socioambiental da PRT12 e pela servidora Cléria Nunes, do MPF.


14.06 (segunda-feira),10h - Limpeza da Praia do Campeche (do Riozinho até a Av. Pequeno Príncipe), em horário a confirmar. Evento organizado pelo MPT com convite estendido aos colegas do MPF e demais parceiros. Servidor Chico Becsi (PRT12) irá fazer alguns exercícios de respiração e alongamento antes da caminhada. A ação será realizada com todos os protocolos de segurança de prevenção à Covid-19 exigidos pela Vigilância Epidemiológica. No entanto, quem achar mais aconselhável fazer a atividade individualmente pode mandar fotos para um registro coletivo que apresentaremos em uma das lives ao vivo.

16.06, 17h  – Roda de Conversa com a pedagoga e ambientalista, Miriam Prochnow, presidente da Apremavi (Associação de Preservação do Meio Ambiente e da Vida), uma das principais organizações ambientalistas de Santa Catarina e do Brasil, referência na proteção e restauração da Mata Atlântica. Evento mediado pelo procurador do Trabalho Marcelo Dal Pont, coordenador da Comissão Socioambiental da PRT12.

17.06 (quinta-feira), 15h – Webinar “Semeando Bem Viver, o sistema Mbya e as Pancs em nosso dia a dia”.  O evento que dá início às programações do mês do Meio Ambiente, trará a liderança indígena guarani Keruxu Yxapyry, que criou o projeto Comunidades Agroecológicas do Bem Viver. Produtora de cestas orgânicas na Terra Indígena Morro dos Cavalos, na grande Florianópolis, Keruxu falará sobre o que é o sistema do Bem Viver Mbya.
Em seguida, a nutricionista da Epagri, Cristina Ramos Callegari, falará sobre importância das Plantas Alimentícias Não-Convencionais (PANCs) em nossa alimentação no dia a dia. Cristina desenvolve um projeto na Epagri que reúne mensalmente a comunidade para conversar sobre o valor nutricional desses alimentos. Para encerrar o webinar, a nutricionista da Epagri ensinará uma receita fácil de se fazer utilizando as PANCs.
O evento será mediado pela procuradora da República Ana Lúcia Hartmann, que atua junto a 4ª Câmara de Coordenação e Revisão (4ª CCR), ligada às matérias de Meio Ambiente e Patrimônio Cultural e pelo procurador do Trabalho Marcelo Dal Pont, coordenador da Comissão Socioambiental da PRT12.

22.06 (terça-feira), 10h – Limpeza da horta comunitária existente do pátio do condomínio onde ficam as sedes do MPT e do MPF. O que for colhido será doado aos terceirizados ou utilizados em uma das oficinas.
A ação será realizada com todos os protocolos de segurança de prevenção à Covid-19 exigidos pela Vigilância Epidemiológica.

24.06 (quinta-feira), 15h– Roda de Conversa “Estratégias para uma vida mais saudável, o ano das frutas e verduras”.  A nutricionista da PGR, Danielle Cézar, participará de uma roda de conversa com o objetivo de apresentar diversas dicas de saúde. A ideia é focar na importância da alimentação, inclusive apresentando maneiras de se aumentar a imunidade.
Na oportunidade, serão apresentados vídeos com diversas estratégias de saúde, entre eles um sobre os microverdes, produzido pela colega Janaína Oliveira (PRSC).
A roda de conversa será um momento onde todos os participantes terão lugar de fala e oportunidade de interagir, tirando dúvidas e compartilhando experiências, e será intermediada pela colega Sandra Ganzo (PRSC). Para encerrar o evento, o colega Francisco Becs (PRT12) fará uma prática de meditação (15min), também considerada como estratégia de saúde física e mental.

Canal de transmissão das atividades: https://www.youtube.com/c/ProgramaBemViver/videos

 

folder 1
folder 1

Fonte: Assessoria de Comunicação MPT-SC

Coordenação: Fátima Reis

Estagiários: Erick Vinícius da Silva Souza

(48) 32519913 / 988355654/ 999612861

Publicado em 09/06/2021

      

Imprimir