MPT ajuda com recursos para a construção de centro de artesanato indígena em Santa Catarina

Chapecó - O UNOPS, agência das Nações Unidas especializada em projetos de infraestrutura e compras, apoiou a comunidade indígena do Kondá, em Chapecó, no oeste de Santa Catarina, na construção de um centro de artesanato. A obra foi realizada com recursos do Ministério Público do Trabalho (MPT), oriundos da reversão de multas e processos trabalhistas no estado. As verbas garantiram a compra de material de construção e de insumos para a produção das peças pelos moradores da aldeia.

O espaço era uma antiga reivindicação da comunidade, na qual vivem cerca de mil indígenas. "O artesanato é nossa principal fonte de renda. Queremos que mais pessoas conheçam nossa comunidade e esperamos que, com o novo centro, haja mais turismo", explica a cacique Kelita Rodrigues, que é também representa a Associação Kame Kanhru. "Nossa maior expectativa é que as pessoas consigam valorizar e respeitar a nossa cultura, nosso artesanato, nosso meio de vida e nossas escolhas”, completa.

Parte do dinheiro utilizado na obra foi destinada pelo procurador do Trabalho Sandro Sardá, lotado na sede do MPT-SC, por solicitação do Ministério Público Federal, que tem atuação na região da aldeia do Kondá. "O centro de artesanato é fundamental para o aprimoramento da produção e comercialização do artesanato Kaingang, possibilitando a realização de capacitações, espaço para produção de peças e interação entre os artesãos indígenas", destaca o Procurador da República Carlos Humberto Prola Júnior.

A mão-de-obra para erguer o imóvel ficou por conta dos próprios indígenas. A Fundação Nacional do Índio (FUNAI) ajudou com a aquisição de máquinas. A compra de insumos de artesanato, como sementes nativas e cordões para apoiar a ativação do espaço vai ser feita com os recursos doados pelo MPT. “Esperamos que, com o novo centro, consigamos incluir mais famílias e que novos membros se sintam favorecidos e incluídos nesse novo espaço", pontua a cacique Kelita.

Foto (acervo Lê Notícias)
Foto (acervo Lê Notícias)

A diretora e representante do UNOPS Brasil, Claudia Valenzuela, ressalta que a parceria com o Ministério Público do Trabalho possibilita a aplicação rápida e transparente de recursos arrecadados pelo MPT. "Com isso, conseguimos fortalecer a atuação institucional deste órgão e promover uma gestão pública justa e equitativa", diz.

 

Fonte: Assessoria de Comunicação MPT-SC
Coordenação: Fátima Reis
Estagiário: Erick Vinícius da Silva Souza
(48) 32519913/ 988355654/999612861
Publicado em 05/11/2021

 

Imprimir